No último dia 09 de abril, a convite de professores de sociologia do Colégio Vicente Rijo em Londrina, o diretor estadual de Imprensa da APP, Luiz Carlos Paixão da Rocha, proferiu palestra para estudantes do ensino médio sobre a realidade do negro no país e a necessidade de construção da igualdade racial no Brasil. Para tanto,destacou a importância da superação de construções racistas da época do processo de escravização que ainda presentes na sociedade brasileira.
A palestra fez parte do projeto GDE – Gênero e Diversidade na Escola – organizado e desenvolvido pelas professoras de sociologia da escola, Vani do Espírito Santo e Maria Aparecida Janesch. Segundo a professora Vani, o objetivo do projeto denominado – O preconceito nosso de cada dia – “é o de desnaturalizar as relações de opressão e preconceito presentes na sociedade”. Outras palestras estão sendo realizadas na escola, sobre a temática do índio, da mulher e da diversidade sexual.
Segundo o professor Paixão, a atividade foi muito interessante. O trabalho realizado pelas professoras é de suma importância. “Este é um exemplo de como a educação pode contribuir para a construção de uma sociedade livre de todos os tipos de preconceitos.