Termina hoje, às 18h, o prazo para que os jovens negros (pretos e pardos), interessados em ganhar uma bolsa integral para um curso pré-vestibular, se inscrevam para concorrer ao benefício. A iniciativa é do projeto Akeko Dudu, do Instituto de Pesquisa da Afrodescendência (Ipad Brasil).
Podem participar da seleção jovens negros que tenham o Ensino Médio completo ou estejam cursando o 3º ano. Os interessados(as) devem enviar sua inscrição para [email protected] com nome completo, endereço, telefone e e-mail e aguardar contato posterior.
Histórico do Akeke Dudu – É um projeto que surgiu em 2005, para maximizar os esforços da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na inclusão de negros no Programa de “cotas raciais”. Através de uma parceria com o Curso Positivo, os jovens negros selecionados pelo Ipad Brasil recebem bolsa de 100% no curso pré-vestibular Positivo na cidade de Curitiba. Nos finais de semana, eles ainda receberem do Projeto, aulas de formação sobre Direitos Humanos e relações raciais no Brasil.
Impactos – O Projeto AKeko Dudu já beneficiou centenas de jovens negros e contribuiu para que mais de 50 jovens fossem aprovados em vestibulares de Universidades Públicas do Paraná, destacadamente na UFPR, em diversos cursos como: Medicina, Medicina Veterinária, Farmácia, Enfermagem, Zootecnia, Biologia, Psicologia, Direito, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Ciências e Contábeis, Ciências Econômicas, Administração, Pedagogia, Ciências Sociais, Gestão de Informação, Artes, Geografia, Educação Física, Engenharia Florestal, Designer, Cinema, etc. O projeto tem também sucesso na inclusão de negros em Instituições de Ensino Superior privadas, através do Prouni, em dezenas de cursos.