No próximo dia 20, os educadores da rede pública estadual de ensino do Paraná participarão da primeira assembleia do ano da APP-Sindicato. A atividade acontece no Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército de Curitiba. Na ocasião, será lançada a campanha salarial 2010. No dia anterior (19), será realizada a reunião do Conselho Estadual da APP, que será realizado no Salão Nobre da sede estadual da entidade, também em Curitiba.
Este ano, a campanha tem como tema central a equiparação salarial. Para tanto, a categoria reivindica um aumento de 25,97% e a reposição da inflação do ano, estimada em 4,31% segundo o Dieese. Além deste item, a campanha tratará de outros pontos como a saúde dos educadores, a defesa da lei que instituiu o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), a nomeação dos aprovados nos últimos concursos públicos, a elaboração e aprovação da lei do Sistema Estadual de Educação, do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), dos critérios do cargo de 40 horas.
Na assembleia, os educadores também definirão o calendário de luta e mobilização. É importante lembrar que em 2009 foi marcado por importantes conquistas. Entre estas, o cargo de 40 horas, a aposentadoria especial para diretores e pedagogos, a implementação do plano de carreira dos funcionários e a reposição de 6%. Mas este ano, em virtude do calendário eleitoral, a Campanha Salarial 2010 precisa começar mais cedo, pois a legislação dificulta a concessão de aumentos salariais seis meses antes das eleições.
Assembleia Estadual Extraordinária da APP-Sindicato
Data: 20 de fevereiro de 2010
Local: Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército de Curitiba
Endereço: Rua Comendador Fontana, nº 57 – Centro Cívico – Curitiba (PR)
Horários: 08h30 (primeira chamada) e 09h00 (segunda chamada)