Mais de 700 municípios comemoram hoje (20) o Dia da Consciência Negra. Em grande parte deles, é feriado ou ponto facultativo na data que homenageia Zumbi dos Palmares, um dos líderes do Quilombo dos Palmares, o mais conhecido núcleo de resistência negra à escravidão no país.
A decretação de feriado no dia 20 de novembro, segundo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), deve ser feita a critério de cada município. O ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Edson Santos, criticou a decisão de alguns tribunais de Justiça, como o de Goiás, de vetar a decretação de feriado.
O governo federal está promovendo, hoje, uma série de atividades para lembrar o Dia da Consciência Negra. O evento principal ocorre em Salvador, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assina 30 decretos para a titulação de terras de comunidades quilombolas situadas em 14 estados.
Também será lançado na solenidade o Selo Quilombola, marca que será atribuída aos produtos artesanais desenvolvidos por comunidades remanescentes de quilombos de todo o país, com o objetivo de agregar identidade cultural e valor econômico a essa produção.
Fonte: Com informações da Agência Brasil