APP participa do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente

Na última segunda-feira (16), a presidente da APP-Sindicato, professora Marlei Fernandes de Carvalho, e o secretário de Funcionários, Valdivino de Morais, participaram da reunião preparatória para a implantação e as próximas ações do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente.

 

Esteve presente a representante do Ministério da Educação (MEC) Helena Costa Lopes de Freitas, que coordena todo o programa, além da secretária da Educação Yvelise Arco-Verde, da superintendente Alayde Digiovanni, representantes das Universidades Públicas do Estado do Paraná, e do presidente do Conselho Estadual de Educação professor Romeu Gomes de Miranda.

 

O Fórum será responsável em articular diversas propostas para a formação continuada de professores e funcionários das redes municipal e estadual. Para a presidente da APP, Marlei Fernandes, é o início de uma política das mais importantes para os Educadores e Educadoras do país. “Nós sempre reivindicamos que todo o processo de formação continuada ofertado pelas redes seja através das universidades, quebrando assim, com as formações fragmentadas, descontínuas e também em muitos lugares ofertadas por programas de pouca qualidade privados. Agora será uma oportunidade importante para que todos os Educadores e Educadoras sejam ouvidos e suas necessidades atendidas no processo de formação continuada”. 

 

De acordo com a professora Helena, o Fórum possibilita a verificação da demanda de cada estado. “No Paraná, assim como em outros estados, a perspectiva é ampliar o número de universidades públicas na formação continuada do professor”, disse. Segundo ela, é preciso que cada Universidade tenha a sua política de formação continuada para os professores e funcionários das escolas.

 

Helena ressaltou que o MEC recebe as demandas municipais e estaduais. De acordo com ela, a Plataforma Freire foi pensada como mecanismo para receber inscrições e atender demandas locais. “A Plataforma oferece cursos em diversas áreas nos 27 estados. Não dá para padronizar a oferta dos cursos, cada região tem sua necessidade específica”.

 

A secretária de Educação salientou que o Paraná foi um dos estados que articulou estratégias próprias para a formação dos educadores. “Alguns estados têm uma história de formação continuada que deve ser considerada e respeitada”, disse. Segundo Yvelise, o Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE  é um exemplo da preocupação do governo do Estado em capacitar os professores.

 

A APP-Sindicato participará do Fórum com o intuito de aprofundar ainda mais o processo de formação e da abertura dos cursos nas Universidades.

 

Mais informações no site do MEC 

 

 

POR