Inscrito com o poema intitulado “Manhã”, o funcionário do Serviço de Atendimento ao Sindicalizado da APP-Sindicato (SAS), Carlos Barbosa Junior, recebeu, na última segunda-feira (19/10), menção honrosa do Concurso Nacional de Poesia Helena Kolody, que selecionou poesias inéditas, ou seja, sem qualquer tipo de apresentação, veiculação ou publicação antes da inscrição no concurso.
O primeiro prêmio ficou para a poeta mato-grossense, de Cuiabá, Andreza Silva Pereira que escreveu Sal-dor. Na segunda colocação ficou, a gaúcha Claudia Schroeder com a poesia Jantar. O terceiro lugar ficou com o poeta paraibano Valberto Cardoso da Silva que escreveu a poesia Pré-destino.
O poema de Carlos Barbosa está entre os doze que receberam menção honrosa do concurso. Foi selecionado entre 3.285 poemas de todo o país e, vale ressaltar, que neste processo apenas dois escritores paranaenses foram contemplados.
Sobre o escritor premiado – Carlos Barbosa Junior (44 anos) é curitibano, casado com Simone Bonamigo e pai do Caio e Beatriz. Morou no litoral do Paraná até os 10 anos e de lá foi para o extremo oeste do Estado, em Foz do Iguaçu, onde residiu até os 17 anos. Escreve poemas desde o início da década de 80 do século passado, mas não tem nenhum livro publicado. Foi em 1994, a convite da Fundação Cultural de Curitiba, que começou a fazer leitura pública de seus poemas. É licenciado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), universidade onde também foi fundador e integrante do extinto Grupo de Percussão.
O concurso – Os três primeiros vencedores receberam respectivamente cinco, três e dois mil reais. O júri foi formado pelo escritor paranaense Domingos Pellegrini, o poeta gaúcho Fabricio Carpinejar e a escritora e musicista paranaense Estrela Leminski. No primeiro semestre de 2010, haverá a publicação de uma antologia que inclui os vencedores do Concurso de poesia e mais os autores contemplados no Concurso de Conto Newton Sampaio, assim como aqueles receberam menção honrosa da comissão julgadora.
O poema:
MANHÃ
Ruídos no quintal
Casal marrom de corruíras
Acordou o verão
Clique aqui e veja as poesias vencedoras do Prêmio Helena Kolody