Educadores fazem do Dia do Professor um dia de luta

Representantes dos Núcleos Sindicais de todo o Paraná, e da categoaria estão, na manhã desta quinta-feira (15/10), em frente ao Palácio do Governo em mais uma mobilização em defesa dos direitos de professores e funcionários de Escolas. O Dia do Professor é marcado este ano por “um dia de luta”.

 

Após a reunião da comissão de negociação da APP com representantes do Governo, que acontece às 10h, os educadores mobilizados vão à Assembléia Legislativa, onde às 14h acontece Audiência Pública sobre a Saúde do Servidor Público.

 

A mobilização da manhã desta quinta-feira foi aberta pela professora Janeslei Albuquerque, secretária Educacional da APP, que relembrou os pontos a serem debatidos na reunião com o Governo. O pagamento das promoções dos funcionários de escolas e dos professores, a nomeação dos concursados, o reajuste de 25,97% para equiparação salarial e o atual sistema de saúde dos servidores foram os principais itens enfocados.

 

A professora lembrou que ao longo das décadas as condições de trabalho dos educadores vem sendo precarizada, fazendo como que haja um adoecimento cada vez mais dos trabalhadores. Por isso, além da melhoria das condições de trabalho, é preciso que o educador possa contar com um sistema digno de saúde.

 

A presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, destacou que, além de um dia de mobilização, este 15 de outubro também é um dia de confraternização, já que representantes de todo o Estado se reuniram para fortalecer suas reivindicações, de cobrar do Governo melhores salários, condições de trabalho e mais dignidade para a categoria.

 

Presente no ato em frente ao Palácio do Governo, a professora Alessandra Manhaes, de Londrina, lembrou da importância da participação dos educadores nas mobilizações por melhores condições de trabalho. Ela avalia que a união de um grupo em torno de um ideal comum é de fundamental importância para fortalecer a luta de todos.

 

O funcionário de escola e diretor de Saúde e Previdência do Núcleo Sindical Curitiba Norte, Adilson Luiz da Silva, conta que a situação de adoecimento nas escolas está preocupante. Segundo ele, a falta de funcionários para substituir os que estão doentes sobrecarrega os demais, que também acabam adoecendo. Por isso, diz ele, “é importante a participação de todos na audi~encia pública que acontece na tarde de hoje para tratar da saúde do servidor”.

 

Comemorando o Dia do professor, Ana Lúcia Leal, professora em Fazenda Rio Grande, diz que a participação nas mobilizações em defesa da categoria é um gesto importante para mostrar que se está descontente. “Embora muito já se tenha conquistado, muito ainda há para melhorar”, diz ela.    

 

Audiência – A APP-Sindicato convida a todos os educadores para que participem da Audiência Pública, na Assembléia Legislativa do Paraná a partir das 14h, já que o tema a ser tratado, a Saúde do Servidor Público, interessa a toda a categoria.

POR