Na noite desta quarta-feira, (14 de outubro) aproximadamente 120 pessoas participaram da 1º Conferência Livre de Comunicação de Ponta Grossa. A atividade faz parte das etapas preparatórias à realização da Conferência Estadual que acontece nos próximos dias 06,07 e 8 de novembro e a Conferência Nacional de Comunicação a se realizar nos dias 14,15 e 16 de dezembro deste ano.
A programação contou com três mesas de debate. A primeira ” Direito à Comunicação e Cidadania” mediada pela jornalista Kátia Brembatti teve como debatedores, Luiz Carlos Paixão da Rocha, diretor de imprensa da APP-Sindicato e Narciso Pires, integrante do Tortura Nunca Mais do Paraná. As reflexões tiveram como eixo a necessidade do controle social da mídia, a comunicação como um direito humano e a importância da comunicação para a democratização da sociedade brasileira.
A segunda mesa temática ” Inclusão digital e Diversidade cultural” contou com a mediação do Jornalista J. Carlos Dias e com as exposições de João Paulo Mel, do coletivo Soy Loco por Ti América, e Edson Silva, integrante do movimento de software livre. A universalização da banda larga e das tecnologias de acesso à comunicação, a importância do software livre para o fortalecimento do direito público à comunicação e internet foram destacados pelos palestrantes.
Já a terceira mesa “Mídia Comunitária e Democratização da Sociedade” mediada pelo Pe. Ademir da Guia, que contou com a participação de Luís Dzulisnki, da Rádio Comunitária Princesa FM e M. Lúcia Becker, do Portal Comunitário refletiu sobre a importância da comunicação comunitária e da participação popular para a democratização da informação na sociedade brasileira. No entanto, a legislação vigente sobre as rádios e TV comunitárias têm dificultado a atuação das mesmas. Outra preocupação é a instituição de uma política pública de fortalecimento da comunicação comunitária.
Após as mesas de debates, a jornalista Aniela Almeida, diretora do sindicato dos Jornalistas do Paraná coordenou a plenária final da conferência. Após a sugestão e análise das propostas os participantes aprovaram a Carta de Ponta Grossa a ser encaminhada a Conferência Estadual.
Participação da APP – Além do secretário estadual de imprensa da APP, Luiz Carlos Paixão da Rocha, a 1ª Conferência Livre de Comunicação de Ponta Grossa contou com a participação da diretoria do núcleo sindical. Estiveram presentes a presidenta do Núcleo da APP, Vera Rosi Lopes, a secretária de finanças, Marisa Camargo, a secretária de sindicalizados, Marilda Bello Kaminskei, o secretário de assuntos jurídicos, Mauro Marcolino Carneiro, e a secretária de aposentados do núcleo sindical de Ponta Grossa, Edna Gonçalves dos Santos.