Ao refletir sobre a data 15 de outubro, constata-se que todos nós certamente temos uma história sobre professor para contar, eis que eles fazem parte de grandes momentos em nossas vidas e participam de todas as fases, desde a infância até a maturidade, passando por momentos difíceis como a etapa do vestibular, e posteriormente convivem com aqueles que conseguem ingressar no ensino superior. Mesmo tendo uma lembrança boa ou ruim, com certeza, você também tem um professor que nunca vai esquecer.
A contribuição deste profissional por meio da proliferação de seus conhecimentos e de nos despertar para outros, é de vital importância para formação de uma sociedade mais justa e igualitária. Para se ter uma idéia de como alguns países reconhecem a importância do professor cita-se o Japão, na qual tem em sua cultura como uma questão de respeito e tradição onde todas as pessoas, autoridades e profissionais se curvarem perante o Imperador (gesto de respeito à autoridade máxima do país juntamente com o primeiro ministro), exceto um profissional que não precisa se curvar, o PROFESSOR.
Talvez isto ocorra em face do reconhecimento diante da situação em que o país se encontrava após o desfecho da Segunda Guerra Mundial, parcialmente destruído, e em pouco menos de meio século o país se transformara na segunda potência do globo terrestre. O Japão investiu de forma maciça na educação acreditando que através da mesma o país teria pessoas qualificadas e capazes de construir uma melhor nação com cidadãos dignos e com condições de igualdade para serem inseridos no mercado de trabalho. Infelizmente o mesmo não ocorre com o Brasil, pois pouco adianta termos mais 3 milhões de universitários e 15 milhões de analfabetos.
Seja qual for a profissão: médicos ou enfermeiros, advogados, engenheiros, jornalistas ou economistas, administradores e geógrafos…, todos sem distinção são formados graças ao trabalho com louvor destes profissionais, refiro-me aos professores. E com pesar que a sociedade brasileira e principalmente nossos governos ainda não reconhecem devidamente a importância deste profissional.
No entanto, o maior desafio da educação e dos professores na sociedade contemporânea é, mais do que nunca, articular as experiências e conhecimentos prévios dos alunos e propiciar o desenvolvimento da autonomia discente de forma a constituir uma inteligência coletiva que promova a democratização do conhecimento e exercício pleno da cidadania.
Para finalizar deixo uma mensagem a estes (as) companheiros (as) de profissão, mesmo com as inúmeras adversidades impostas aos professores devemos ter um motivo que nos encoraja, juntamente com outro que nos determina, seja quais forem nossos sucessos há um prêmio que não haverá de nos faltar e este encontraremos no fundo de nossos corações.
Fonte: Adriano Moreira Trindade, Professor, Secretário de Imprensa do Núcleo Regional de Paranaguá -Pr.