No próximo dia 22 de agosto as integrantes da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) – Paraná realizam uma plenária para debater a organização da Ação Internacional 2010. Entre 8 de março e 17 de outubro de 2010 as ativistas da MMM realizarão ações em diversos países afirmando os direitos das trabalhadoras domésticas, das camponesas e, entre outros, rechaçando a promoção da indústria da prostituição na Copa do Mundo de Futebol, na África do Sul. Essas e outras discussões acontecerão na sede do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), em Curitiba, das 9 às 17h.
De acordo com a MMM, uma série de atividades vem sendo realizadas para a organização da Ação Internacional 2010. Vários estados já realizaram plenárias e outros tantos estão agendando datas para realizá-las, pois as tarefas são inúmeras: definição do número de marchantes, arrecadação de recursos, identificação de mulheres para cumprir tarefas durante a marcha, entre outros.
No Paraná, o processo preparatório deve incluir a formação articulada com a mobilização, essa combinação garantirá que o movimento alcance uma de suas metas que é de enraizamento pelo país. Para tanto, é fundamental que todas as participantes saibam por que estão marchando e tenham capacidade de se expressar a respeito das questões principais por onde a marcha passar.
A APP-Sindicato – uma das entidades que organiza a MMM – tem um expressivo número de mulheres militantes. Além de ser uma organização forte, de 62 anos, representa a categoria do magistério, que é formada por uma maioria expressiva de mulheres, cerca de 85%. Segundo explicam as ativistas, não é por acaso que no magistério, uma profissão feminina, os salários são baixos e as condições de trabalho sempre precarizadas. A APP, buscando a equidade de gênero, anuncia a Campanha Salarial sempre em março de cada ano, culminando também com a luta das mulheres, que se concentra em 8 de março, Dia Internacional das Mulheres.
A Ação Internacional 2010, que traz o lema “Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres!” , foi discutida no Seminário Nacional da MMM, ocorrido em maio de 2009. Na ocasião, as integrantes brasileiras definiram que a Ação no país será uma Marcha de 10 dias – de
Leia também: Marcha Mundial das Mulheres – Rumo aos 10 Anos
Serviço:
A sede do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) fica na Rua Monsenhor Celso, 154, 13° andar – Curitiba.
Conheça e participe da MMM. Entre em contato conosco!
APP- Sindicato: 41 3028-9807, com Rosani Moreira
41 3026-9812, com Neiva Carvalho
41 3026-9822, com Solange ou Lirani Franco