Com o objetivo de intensificar as negociações entre a APP e a Secretaria da Educação e solicitar encaminhamentos mais concretos para determinados pontos da pauta de reivindicação da categoria, a presidente da APP, Marlei Fernandes de Carvalho, a secretária Educacional, Janeslei Albuquerque, e a assessora da Presidência, Ana Tereza Alves Pereira, estiveram em reunião nesta quarta-feira (15/07) com a superintendente da Seed, Alayde Maria Digiovanni e a assessora Elaine Colletti Thrun. Confira os principais itens debatidos:
PDE – A PP solicitou que as propostas de reformulação da Resolução 4341/07, que regulamenta o PDE, sejam debatidas com a entidade antes de sua efetivação. A defesa da APP é de que para a Turma do PDE 2009 prevaleça a atual Resolução, sendo que as futuras modificações somente sejam implementadas para a próxima turma. A APP reafirmou sua defesa de que os detentores de títulos de mestrado e doutorado permaneçam com a opção de concluir o PDE em um ano. Sobre a minuta da Lei do PDE a APP voltou a solicitar que o debate seja retomado com urgência.
Avaliação de desempenho – Após garantir a suspensão da votação do Projeto de Lei 219/09 da Assembléia Legislativa, a APP solicitou a abertura de debates e a criação de uma Comissão para formular uma proposta de Avaliação de Desempenho, tendo em vista especialmente a primeira progressão dos funcionários do Quadro Próprio dos Funcionários da Educação, que acontece em agosto, de acordo com a Lei 123/08.
Colégio Malba Tahan – A APP solicitou audiência entre representantes do Colégio Estadual Malba Tahan, de Umuarama, com a Seed, para tratar dos assuntos de interesse desta escola. A Escola foi municipalizada, mas há uma série de reivindicações assumidas pela Seed que precisam ser retomadas.
Diretrizes Curriculares – A Seed enviou ao Conselho Estadual de Educação a proposta das Diretrizes Curriculares. A fim de realizar um debate mais amplo, a APP solicitou a realização de um seminário estadual com representantes dos Núcleos Sindicais, dos NREs e do Conselho Estadual de Educação. A Seed acatou a reivindicação da APP e marcará o seminário para os próximos meses.
Matriz Curricular – A Direção da APP solicitou a realização de uma reunião com a chefe do Departamento da Educação Básica, Mary Lane Hutner, para tratar da implementação definitiva das disciplinas de Sociologia, Filosofia e Espanhol. A intenção da APP é de que o debate seja amplo e atenda as necessidades das escolas.