Coordenação Política do Profuncionário faz reunião em Brasília

Aconteceu hoje (17/07), em Brasília, reunião da Coordenação Política do Profuncionário. O secretário de Funcionários da APP-Sindicato, José Valdivino de Moraes, participou do evento como representante da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) no Conselho Político do Profucionário.

 

A pauta da reunião foi proposta pela equipe do Mec, que coordena o Prófuncionário, sendo Definição de metas para desenvolvimento do programa; Continuação da formação dos tutores da parte específica e  Perspectiva de atendimento da demanda PAR 2009 – 2010.

 

A CNTE, representada pelos diretores José Valdivino de Moraes e Denilson Bento da Costa, acrescentou outras demandas para serem analisadas sendo, primeiro: Criar um GT (grupo de trabalho) com representante da CNTE, MEC, UNDIME E CONSED, para visitar os estados que não aderiram ao Profuncionário: São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal; segundo: Fazer a revisão dos módulos e ou acrescentar e reforçar conteúdos, criando uma equipe especializada.

 

A CNTE solicitou, e foi acatada pela Coordenadora dos Programas de Formação, uma agenda com o Conselho Nacional de Educação para provocá-los a esta discussão, já que é prerrogativa do MEC fazer este encaminhamento. Foi reforçado ainda o pedido de cadastramento dos funcionários de escolas via censo escolar. O MEC ficou de retomar com o Inep para viabilizar. A prof. Helena está pensando na inclusão do PROFUNCIONÁRIO na plataforma Paulo Freire.

              

A Coordenadora dos Programas de Formação, Helena, destaca como problema a questão de certificação, porque os IFTs não certificam. Apresenta a possibilidade do formação dos professores do IFTs. Como eles não oferecem o curso não desenvolveram capital humano. Outro problema é a formação dos tutores à distância. Helena solicita que o CONSED e UNDIME informe como está o funcionamento dos comitês estaduais de acompanhamento.

 

CNTE concorda com a criação dos cursos de forma regular pelos IFTs/Cefet com oferta pública, com a continuidade do Programa do Prófuncionário nos estados. Foi apresentada a demanda do PAR 2009. Apenas cinco IFTs apresentaram planos para capacitação de tutores em 2009. Existem estado que não prestaram as informações. Alguns indicam atendimento menor do que a demanda colocada no PAR estadual.

 

Será realizada reunião em 31 de julho, com representantes dos IFTs/Cefets para elaboração dos PTSs . CNTE e CONSED enviarão sugestões para esta reunião. Sairá uma resolução implantando bolsa para tutores a partir de 2010 no valor de R$ 400,00 e poderá ser um incentivo para que professores assumam as tutorias do Prófuncionários. A próxima reunião do Conselho Político do Profuncionário ficou marcada para 27 de agosto de 2009.

 

Cuiabá – Está ocorrendo em Cuiabá, Mato Grosso, o Encontro Regional do Departamento de Funcionários da CNTE, com a participação dos Estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com quatro delegados representando a APP-Sindicato. O secretário de Funcionários da APP-Sindicato, José Valdivino de Moraes falará, na manhã deste sábado (18/07) sobre a valorização dos funcionários de escola.

 

 

POR