Nova direção da CUT- PR expressa representatividade da categoria

Dos 36 eleitos no Cecut, nove são da APP-Sindicato

22/06/2009 – Terminou no início da tarde deste domingo (21) o 11º Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores do Paraná (11º Cecut). O evento contou com a participação de aproximadamente 350 pessoas, entre delegados dos mais de 100 sindicatos filiados à central e demais trabalhadores. A CUT elegeu a nova direção executiva, os efetivos da direção e Conselho Fiscal. A categoria terá 9 representantes para o triênio 2009/2012. Além da eleição, os presentes debateram as conjunturas internacional, nacional e estadual e aprovaram as estratégias e o plano de lutas para a próxima gestão. Estas contemplaram o mote “Desenvolvimento com Trabalho, Renda e Direitos”, do texto base da direção nacional para o 10º Congresso da CUT (10ºConcut), evento que será realizado em São Paulo, de 3 a 8 de agosto, quando os delegados paranaenses voltarão a se reunir para eleger a direção nacional.

Pela primeira vez na sua história – a CUT-PR foi fundada em 1985 – não houve disputa de chapa entre as correntes que atuam no interior da Central. A partir de uma composição das três correntes – CUT Socialista e Democrática, Articulação e O Trabalho – foi eleita e empossada a nova direção estadual e do Conselho Fiscal para o triênio 2009/2012. A eleição aconteceu após os encaminhamentos da plenária final, que foi precedida de leitura, debate e votação de emendas, resoluções e moções aprovadas. O petroleiro Roni Anderson Barbosa foi reeleito para o cargo de presidente da CUT Paraná.
Dentre os eleitos, dois professores são os novos representantes da APP-Sindicato na direção executiva da CUT: Miguel Baez (APP-Estadual). e Tainara Maria Mota (NS Metropolitano Sul). Os professores eleitos como efetivos da direção são: Janeslei Albuquerque e Marlei Fernandes (APP-Estadual), Mário Sergio Ferreira de Souza e Alfeo Luiz Kappelari – Cafu (NS Curitiba Sul) e Murilo César Erhig (NS Metro Sul). No Conselho Fiscal da central está Márcio André Ribeiro (NS Londrina).

O secretário de Finanças da APP, Miguel Baez, vice-presidente da entidade na última gestão, dirigirá a secretaria de Comunicação. Segundo o “Texto Base da Direção da CUT-PR” – que orientou os três dias de evento -, a comunicação da CUT-PR e seus sindicatos precisam estar mais inseridos nos meios de comunicação popular, como rádios e TV’s comunitárias, e ampliar sua participação nas direções desses veículos.

Para efetivar essa demanda, a meta de Baez, além de dar continuidade às ações já realizadas, é sistematizar e intensificar as relações com os meios de comunicação popular, possibilitando uma comunicação mais ágil e efetiva com os sindicatos que compõem a CUT e com o conjunto da sociedade. “Agilizar e qualificar a comunicação é o nosso maior desafio, tanto nas relações internas e externas da central. Entendo que a comunicação tem um valor sem si, à medida que contribui para a elevação do nível de consciência das pessoas, promove mudanças nas relações interpessoais, nas visões de mundo e por que não dizer, no destino do planeta. O outro valor é de caráter mais instrumental, usado como meio de informação, formação, mobilização e, instrumento de luta”, explicou.

Novas secretarias – A estrutura da CUT-PR para a próxima gestão seguirá a da direção nacional e contará com algumas alterações. Neste congresso foi extinta a primeira tesouraria e foi estabelecida a união da secretaria de organização e política sindical e, a partir de um desmembramento da secretaria de organização, foi criada a secretaria das relações de trabalho. Além das já existentes, quatro novas secretarias farão parte da direção: Saúde do trabalhador, Meio Ambiente, Juventude e Promoção da Igualdade Racial. A secretária de Municipais do núcleo da APP-Sindicato em Fazenda Rio Grande, Tainara Maria Mota dirigirá a nova secretaria de Promoção da Igualdade Racial.

Cecut – O congresso teve início na tarde da na última sexta- feira 19, nas dependências da Associação Banestado (Praia de Leste, município de Pontal do Paraná-PR), com as reuniões dos coletivos dos servidores municipais, da saúde, mulheres e juventude.

A solenidade de abertura contou representantes da CUT Nacional, Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do governo local, da Secretaria de Trabalho do Paraná (SETP), da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), parlamentares, entre outros. Na ocasião foi lançada a campanha “Igualdade de Oportunidade na Vida, no Trabalho e no Movimento Sindical’. Por fim, houve apresentação cultural da Banda Setembrina, grupo de percussão da Rede de Mulheres Negras do Paraná.

Na manhã de sábado aconteceram análises das conjunturas internacional, nacional e estadual. O representante da CUT Nacional, Antônio Carlos Spis, fez a análise de conjuntura nacional, pontuando elementos como a crise econômica e os impactos no cotidiano dos trabalhadores e discorreu, ainda, sobre as campanhas e algumas ações desenvolvidas pela central: defesa de emprego e renda, redução da jornada, pré-sal e outros. A professora e doutora em educação, Andrea Caldas, colocou em debate o caráter e o sentido da militância nos dias de hoje, fazendo questionamentos como: quem é o sujeito revolucionário? O que o sustenta e mobiliza em sua ação militante?
Por fim, os presentes discutiram e aprovaram a resolução e as estratégias e plano de lutas para a próxima gestão. Os debates dividiram-se em três eixos principais: “Balanço Político Organizativo da CUT-PR – Gestão 2006/2009”, “Estratégia para aproxima Gestão da CUT-PR” e “Plano de Lutas no Paraná para o próximo triênio”.

Participaram do Cecut os delegados e delegadas representantes das entidades sindicais de bases filiadas (em dia com suas obrigações estatutárias), representantes das oposições sindicais reconhecidas e acompanhadas pela CUT-PR e representantes das federações estaduais e interestaduais orgânicas e filiadas – eleitos de acordo com as normas e critérios estabelecidos pela direção estadual em rigorosa consonância com os estatutos da CUT.

Concut – O 10º Congresso Nacional da CUT (10º Concut) será realizado em São Paulo entre os dias 3 a 8 de agosto. Na ocasião, os trabalhadores debaterão o texto base da direção nacional para o Concut, que tem como mote o “Desenvolvimento com Trabalho, Renda e Direitos”. O documento orientará delegados e delegadas para os discussões e formulação de emendas, com caráter de Resolução, proporcionando nestes encontros o aprofundamento da reflexão e do desafio de buscar alternativas para a superação da crise, consolidando um modelo de desenvolvimento sustentável, soberano e democrático.

O movimento sindical é um instrumento imprescindível para alcançar o objetivo estratégico do 10º Concut, que para além dos debates acima citados, servirá para construir o novo plano de lutas da central e as estratégias de intervenção para o próximo período.

A agenda sindical da CUT deve lutar pela democratização do Estado, da sociedade e do local de trabalho. A participação popular direta, com protagonismo da classe trabalhadora, por meio de um projeto democrático e popular, também trará mais avanço na política estratégica e nas mudanças desejadas pela central, pois esta contará com propostas e intervenção efetiva dos trabalhadores nas eleições 2010.

Outro desafio estratégico para o fortalecimento da CUT é a disputa de hegemonia na sociedade e a garantia de símbolos importantes da classe trabalhadora no governo Lula: a redução da jornada de trabalho e a reforma política com participação popular, vitórias que precisam ser conquistadas ainda nesse segundo mandato do governo federal.
Nova Direção da Central Única dos Trabalhadores do Paraná [CUT-PR] / Gestão 2009 – 2012
Executiva da Direção
1.\tPresidência: Roni Anderson Barbosa [Sindipetro PR/SC]2.\tVice-Presidência: Raimundo Ribeiro Santos Filho [Sintrapav-PR]3.\tSecretaria Geral: Marisa Stédile [Seeb Curitiba]4.\tTesouraria: Valdemir Bibiano do Prado – Negão [Seeb Londrina]5.\tSecretaria do Meio Ambiente: Neveraldo Oliboni [STR Nova Prata/Fetraf-Sul]6.\tSecretaria de Formação Sindical: Isabel Cristina Gonçalves [Sindesc]7.\tSecretaria de Relações do Trabalho: José Alexandre dos Santos – Zezão [Sintracon Curitiba]8.\tSecretaria de Comunicação: Miguel Angel Alvarenga Baez [APP-Sindicato]
9.\tSecretaria de Políticas Sociais: Luiz Antônio Ribeiro de Souza – Luizinho [Sintcom-PR]10.\tSecretaria de Organização e Política Sindical: Maíra Beloto de Camargo [Sismmac]11.\tSecretaria da Mulher Trabalhadora: Regina Perpétua Cruz [SindiVigilantes Curitiba]12.\tSecretaria da Juventude: Patrick Baptista [Sismuc]13.\tSecretaria de Política Racial: Tainara Maria Motta [APP/NS MetroSul]
14.\tSecretaria de Saúde: Carlos Aparecido da Silva – Carlão [SindServ Cambé]Efetivos da Direção
1.\tEdmilson Pereira Dias [Sindicato dos Metalúrgicos de Ponta Grossa]2.\tAdemir Pincheski [Sindivigilantes Curitiba]3.\tAlessandra C. de Oliveira [Sismuc]4.\tAlfeo Luiz Kappelari – Cafu [APP/NS Curitiba Sul]
5.\tCezar Benedito Pierin [Sindpd-PR]6.\tEdilson José Gabriel [Seeb Umuarama/Fetec-PR]7.\tEliana Maria dos Santos [Seeb Londrina/Fetec-PR]8.\tGlacelise Cordeiro Brites [Sismmac]9.\tJaneslei Albuquerque [APP-Sindicato]
10.\tJonas Braz [Steem]11.\tJorge Ferreira – Metralha [Seeb Curitiba]12.\tJuceli Pacífico [SindiComerciários de Francisco Beltrão]13.\tMargarete Lopes Jung – Margot [Sinteemar]14.\tMaria de Fátima Costamilan [Seeb Curitiba / Fetec-PR]15.\tMário Sergio Ferreira de Souza [APP/NS Curitiba Sul]
16.\tMarlei Fernandes de Carvalho [APP-Sindicato]
17.\tMurilo César Erhig [APP-Sindicato]
18.\tNelson Castanho [Sinsep]19.\tRose Mari Gomes [APP / NS Guarapuava]
20.\tValdir Mestriner [Sindiurbano-PR]21.\tVera Lúcia Cecchin Dapont [STR Marmeleiro/Fetraf-Sul]22.\tWagner Melhado Bera [Sismune]Conselho Fiscal – Efetivos
João Soares [Fetravispp]Márcio André Ribeiro [APP / NS Londrina]
Marli de Castro [Fetrasap]Conselho Fiscal – Suplentes
José Aureliano Sabino [Seeb Londrina]Césio Silva Cezariano [Sindaen]Marilena Silva [Sismuc]

POR