Começa amanhã curso da APP em “Relações de Gênero, Étnico-Raciais e Diver

13/05/2009 – A Secretaria de Gênero e Promoção da Igualdade Racial da APP-Sindicato, em conjunto com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), realiza, de amanhã (14) a sábado (16), o Curso de Extensão “Relações de Gênero, Étnico-Raciais e Diversidade sexual nas Escolas”. Voltado para todos os núcleos sindicais, além da construção do debate sobre os temas com a categoria, o curso tem por objetivo promover a organização e o fortalecimento dos Coletivos Regionais de Gênero e Étnico-raciais – com enfoque classista e emancipador – em todo o Estado.
A formação que se inicia amanhã faz parte do plano de ações que foi definido no planejamento anual da pasta. Para a secretária de Gênero e Igualdade Racial, Lirani Maria Franco, a atividade visa ampliar as discussões de gênero e raça no ambiente escolar. Segundo ela, há avanços no que diz respeito à questão racial, mas afirma que é preciso efetivar, de fato, a educação das relações raciais neste espaço. “Entendemos que os debates que envolvem a questão de raça, por exemplo, estão se fazendo presentes por força da Lei 10639/03, no entanto não atingiram os objetivos de fazer os enfrentamentos necessários para superar o preconceito e a discriminação racial”, declara.
Em relação a gênero, a secretária afirma que a dificuldade é ainda maior. “Não tem lei que paute o tema especificamente na Educação. Embora tenhamos a Lei Maria da Penha para debater as questões de gênero, ela ainda é insuficiente, pois centra-se muito forte na questão da violência. Na escola, percebemos que é preciso debater o gênero como uma categoria de análise das relações sociais. Também entendemos que vivemos um momento no qual a diversidade sexual se faz presente neste local”, destaca.
A proposta do curso, segundo Lirani, tem ainda por objetivo aprofundar, trazer argumentos e conhecimentos para os presentes, fazendo com que as discussões sejam ampliadas nas escolas. “O que pretendemos é fazer com que estas questões não fiquem limitadas a datas como 8 de Março (Dia Internacional das Mulheres) e o 20 de Novembro (Dia Nacional da Consciência Negra)’, finaliza.
Para participar do curso é preciso ser sindicalizado, ter minimamente acúmulo no tema e disposição em construir o debate sobre Relações Gênero, Étnico-Raciais e Diversidade sexual. Isso porque, os cursistas serão multiplicadores destas temáticas, ou seja, farão o repasse dos conteúdos estudados nos núcleos regionais e, por fim, ajudarão a construir os Coletivos Regionais de Relações de Gênero e Étnico-raciais em todo o estado.
O curso será realizado em quatro etapas. Cada uma delas terá 16 horas presenciais e 10 horas não presenciais. As horas não presenciais serão desenvolvidas em atividades nas escolas e na organização de um grupo de estudos no Núcleo Sindical com o Coletivo Regional. No final do processo de formação os participantes que obtiver 75% de freqüência receberão certificados expedidos pela UTFPR, com carga horária de 104 horas.
\t
Locais – No primeiro dia do evento, às 19hs, a palestra será realizada na UTFPR (Avenida sete de setembro, 3165, Bloco C – sala 301). No segundo e terceiro, das 9 às 12h e das 14 às 19h, as atividades acontecerão no Hotel Centro Europeu (Rua João Negrão, 780 – Centro).
Programação
14/05
19h – Palestra com a professora doutora Claúdia Ribeiro abordando “Gênero, Educação e Sexualidades”.
15/05
9h – Palestra com a professora doutora Marília Gomes de Carvalho sobre “História, Conceitos e Abordagens de Gênero, Étnico-Raciais e Sexualidade nas Escolas”
16/05
9h – Palestra e debate com a yalorixá Iyá Gunã (Dalzira Maria Aparecida) com enfoque na história e lutas do movimento negro e religiões de matrizes africanas
13h30– Oficinas “Representação do Negro na Literatura Infanto-Juvenil”, com a professora mestranda em Educação, Débora Araujo, e “Aspectos da Lei 10639/2003”, com a professora Lucilene Soares.

Calendário Anual

I Etapa – 14 a 16 de maio: História, Conceitos e Abordagens de Gênero, Étnico-Raciais e Sexualidade nas Escolas – profª. Dra. Marília Gomes de Carvalho/UFFPR.
II Etapa – 10 e 11 de julho: Relações de Gênero, Étnico-Raciais e Diversidade Sexual no Ambiente Escolar – profª. Doutoranda Lindamir Salete Casagrande/UTFPR
Etapa III – 11 e 12 de setembro: Relações de Gênero, Étnico-Raciais e Violência – profª Drª. Nanci Stanki Silva/UTFPR
Etapa IV – 27 e 28 de novembro: Relações de Gênero, Étnico-Raciais, Divisão Sexual do Trabalho e Mídia – Profª. Luciana Martha e profª. Dra. Maristela/UTFPR
Informações:
Lirani, secretária de Gênero e Promoção da Igualdade Racial: (41) 9251-9816 ou Solange, assessora da pasta: (41) 3026-9822.
E-mail: [email protected]

POR