13/05/2009 – A presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, compôs a mesa das autoridades na aula inaugural do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), realizada nesta quarta-feira (13/05), no Teatro Guaíra, em Curitiba.
Mais de 2.400 professores de todo o Paraná participam do PDE 2009 e lotaram o auditório do teatro para acompanhar os pronunciamentos feitos pelo governador Roberto Requião, pelas Secretárias de Educação, Yvelise Arco-Verde, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lígia Pupato, e demais integrantes da mesa, como o Secretário de Administração Ênio Verri, o ex-secretário da Educação Maurício Requião, o Vice-Governador Orlando Pessutti, o presidente da Comissão de Educação na Assembléia Legislativa, Deputado Estadual Péricles de Mello e o líder do governo Luiz Cláudio Romanelli.
Também participaram da solenidade a superintendente da Educação Alayde Digiovanni, a coordenadora do Programa de Desenvolvimento Educacional, Simone Bergmann, chefes dos núcleos regionais, reitores de instituições de ensino superior, professores e coordenadores do programa e o Presidente do Conselho Estadual de Educação Romeu Gomes de Miranda.
A programação da aula inaugural incluiu a palestra “Políticas Educacionais e suas Implicações para a Formação Inicial e Continuada de Professores”, da professora-doutora Marília Fonseca, da Universidade de Brasília, e uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná, se estendendo durante todo o dia.
O programa é uma política inovadora de Formação Continuada em Rede, iniciada em 2007, promovida pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que estimula o ingresso dos professores da rede pública, via processo de seleção, a um programa de estudos com duração de dois anos.
No primeiro ano de participação o professor PDE se afasta totalmente de suas atividades de docência para se dedicar ao estudo realizado nas universidades e, no segundo ano, tem dedicação de 25% de sua carga horária destinada ao programa. A participação no PDE oferece ao professor da rede pública estadual de educação a possibilidade de ascensão na carreira.