Marcha Mundial das Mulheres faz planejamento de 2009

20/01/2009 – O Comitê Estadual da Marcha Mundial das Mulheres realiza nesta terça-feira (20/01) balanço das atividades de 2008 e planejamento para 2009. As atividades iniciaram às 9h e prosseguem até o final da tarde, na sede da APP-Sindicato.
Na avaliação de 2008, foi apontado como principal avanço a realização dos cursos de gênero promovidos pela APP-Sindicato e a intervenção realizada pelos Núcleos Sindicais da entidade nas bases da categoria.
Para 2009, o planejamento realizado nesta terça-feira aponta a necessidade de ampliação dos debates em torno de assuntos referentes à soberania alimentar, ao trabalho e autonomia para as mulheres e à matriz energética, além de discussões ligadas ao feminismo e às questões de gênero. A secretária de Gênero e Igualdade Racial da APP-Sindicato, Lirani Franco, destaca que também é meta para 2009 manter e ampliar os cursos de formação.
O Comitê Estadual da Marcha Mundial das Mulheres deu início ainda ao planejamento das atividades para o Dia 8 de março (Dia Internacional das Mulheres) em parceria com outros movimentos de mulheres e movimentos sociais. O ato público para este dia unirá mulheres da cidade e do campo, em parceria com a Via Campesina
Outro destaque para 2009 é a continuidade da parceria da Marcha Mundial das Mulheres com mandatos parlamentares engajados na discussão de políticas públicas para as mulheres, principalmente no que se refere às políticas de combate à violência contra a mulher. Também nesta terça-feira o Comitê Estadual da Marcha Mundial das Mulheres realizou debate sobre o conflito na Faixa de Gaza.

POR