Inicia nesta quarta, dia 27 de julho, e prossegue até sexta-feira, em Curitiba, o Fórum Estadual Educação e Diversidade Étnico-Racial. O evento objetiva debater a implementação da Lei 10.639/03, que prevê a inclusão obrigatória, no currículo oficial da rede de ensino, da temática História e Cultura Afro-Brasileira.
Promovido pelo MEC, juntamente com diversas entidades, como a Secretaria de Educação do Paraná, APP-Sindicato e movimentos sociais, o Fórum será realizado no Teatro da Reitoria da Universidade Federal, em Curitiba. O Fórum já aconteceu em outros estados brasileiros e constitui-se numa iniciativa do governo federal em envolver a sociedade no debate sobre a forma de implementação do ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas.
A programação inicia às 15h desta quarta-feira, com credenciamento e recepção dos representantes das instituições inscritas. Às 18h30min haverá apresentação do grupo musical Sorriso Negro, Tibagi e às 19h acontece a abertura oficial. Em seguida será realizada a conferência: “Pressupostos Civilizatórios Africanos para a Compreensão das Relações Étnico-Raciais na Educação Brasileira”. As vagas limitadas são ocupadas por entidades previamente inscritas.