Já estão definidos os candidatos para a eleição da diretoria no maior sindicato de trabalhadores do Paraná. A Comissão Eleitoral divulgou na segunda, 18 de julho, as chapas que se inscreveram para concorrer à direção estadual da APP-Sindicato e às diretorias dos Núcleos Sindicais e os candidatos avulsos ao Conselho Fiscal. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná tem hoje cerca de 55 mil filiados. A eleição ocorre em 22 de setembro.
Chapas – A atual diretoria inscreveu para o pleito a “Chapa 1, Independência, Democracia e Luta – APP-Unindo e Conquistando”, apresentando para a reeleição o professor José Rodrigues Lemos. Esta chapa concorre para a direção estadual e aos 29 Núcleos Sindicais. A oposição teve aceitas as inscrições da “Chapa 2, APP-100% para Você”, encabeçada pela professora Maria Helena Guarezi, para a direção estadual e para mais 16 regionais.
As eleições para as diretorias regionais dos 29 núcleos acontecem na mesma data das eleições para a diretoria estadual. O voto não é vinculado.
Para o Conselho Fiscal as candidaturas são individuais. Foram registradas 37 professores e funcionários de escolas. Serão eleitos os nove candidatos mais votados em todo o Estado, ficando os nove seguintes como suplentes.
Além das Diretorias Estadual e dos Núcleos Sindicais e dos membros do Conselho Fiscal, professores e funcionários sindicalizados elegerão ainda representantes de municípios junto ao sindicato.
Impugnações – Às 8 horas de 18 de julho iniciou-se o prazo de cinco dias – até as 18 horas de 22 de julho – para que qualquer sindicalizado solicite impugnações de chapas ou de candidaturas que estejam em desacordo com o regimento eleitoral.