A direção estadual da APP recebeu representantes dos 29 Núcleos Sindicais, de todas as regiões do Estado, para planejar as ações da entidade em 2015. Na manhã de segunda-feira (27), o deputado federal Dr. Rosinha(PT-PR), a presidenta da CUT-Paraná Regina Cruz e o economista Cid Cordeiro realizaram análise da conjuntura política internacional, nacional e financeira do período. “Será necessário uma profunda reforma política no país para reestabelecer uma representação mais democrática do congresso nacional”, afirmou Dr. Rosinha que também ressaltou a necessidade de outras mudanças como a democratização das comunicações e a reforma tributária.
Regina Cruz destacou o nepotismo do Governo Richa (PSDB) desde a primeira gestão quando criou supersecretarias que até hoje são controladas por parentes do governador. “Ele(Beto Richa) deixou nas mãos da esposa e do irmão o controle da maior parte do orçamento do estado”, ressaltou. Cid Cordeiro, do DIEESE, analisou as contas do Estado, com destaque para o grande crescimento das receitas em todos os períodos. “A receita do Paraná foi uma das que mais cresceram no país, mas os investimentos não. Houve, sim, avanço nos salários dos educadores porém boa parte respaldado pelo Piso Nacional, definido pelo MEC nos últimos anos”. Cordeiro também destacou o pacotaço que o Governador aprovou na Assembleia Legislativa no final de 2014: “é uma reestruturação do caixa com uma previsão de aumento de R$ 1,5 bi na receita do Estado somente nos 12 primeiros meses de vigência da nova legislação aprovada”.
Ainda na tarde de terça, a professora Lirani Franco e o professor Mário Sergio Ferreira, dirigentes da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) realizaram uma análise da política educacional no país, com destaque para o anúncio do reajuste do Piso do Magistério em 13,01% a partir de janeiro de 2015.
Com base nas análises e nos debates realizados, os(as) dirigentes sindicais aprofundaram os debates em torno de cinco eixos que comporão as ações do Sindicato: Eixo 1 – Organização Local de Trabalho; Eixo 2 – Comunicação; Eixo 3 – Formação; Eixo 4 – Educacional; Eixo 5 – Reforma política e Movimentos Sociais.
O professor Hermes Silva Leão, presidente da APP, explica que a direção estadual havia elaborado um conjunto de propostas que foram apresentadas nesta fase do planejamento aos demais dirigentes da categoria “a interação com essas propostas da direção estadual e as contribuições trazidas dos Núcleos serão sistematizada. Vamos, na sequência, preparar o planejamento das atividades para cada região para fazermos o enfrentamento mais adequado em 2015”, reforça o presidente. “Enfrentamos uma conjuntura desafiadora, isso exige que cada escola tenha seu representante para que a informação possa fluir nas bases.Ressaltamos ainda a importância do programa de formação sindical, os desafios da comunicação com a categoria e o atendimento ao sindicalizado com algumas da principais abordagens para darmos andamento a nossa pauta estadual”, salienta o presidente.
Alinhada à pauta, a APP-Sindicato atuará na construção dos Planos Municipais e Estadual de Educação, tendo 2015 como um ano de muito trabalho para todos e todas. Nesta semana, começam a chegar nas escolas os materiais especiais preparados pela APP para a Semana Pedagógica. Neles, o Sindicato apresenta uma retrospectiva das conquistas, os desafios dos próximos meses e algumas das ações que fortalecerão a representatividade da categoria. Educador(a) participe deste processo de construção democrática de uma escola pública com mais qualidade.