O Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE) recebeu, no dia 10/09, a parte introdutória do “Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações”. O documento completo deverá chegar aos(às) conselheiros(as) nesta quinta-feira(20), contendo a compilação, considerações e propostas dos(as) educadores(as) para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Sistema de Ensino do Paraná. Foram mais de 75 mil de contribuições, enviados do início de julho até meados de agosto.
Após o envio do documento ao CEE, os(as) conselheiros(as) terão um curto prazo para analisar e aprovar o Referencial Curricular. A APP-Sindicato participa representativamente do Conselho e, desde o início, manifesta sua contrariedade à implementação de uma Base Comum, por entender que não foi garantido o direito ao debate amplo e democrático na construção do documento inicial ainda no MEC e no CNE. Em assembleia estadual da categoria, os(as) professores(as) e funcionários(as) de escola endossaram a contrariedade à BNCC formulada pelo Ministério da Educação (MEC).
O Sindicato defende a autonomia pedagógica, o cumprimento da Lei das Diretrizes e Bases (LDB 9394/96) e também do Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/14). Ainda assim, a APP-Sindicato, empenhou-se em estimular o debate sobre a Base e o envio das propostas de correção e melhoria sobre a forma como ela seria aplicada nas escolas.
“Tivemos um imenso cuidado com o tema, por defender o respeito as especificidades de cada região, de cada escola e até entre os diferentes turnos. A APP sempre mostrou que o debate sobre mudanças no currículo precisaria ter sido feito com mais tempo, ouvindo de forma mais democrática toda a comunidade escolar e entidades de representação da categoria. Mesmo não tendo sido feito sob esta ótica, estimulamos o envolvimento de professores, funcionários, pais, mães e estudantes no diálogo e na formulação de propostas e assim continuaremos fazendo”, reforça o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão.
“Neste momento em que o Conselho Estadual de Educação avalia a proposta, estamos empenhados em organizar ações junto ao próprio Conselho para que seja contemplado o debate que nós, professores e funcionários, temos a esse respeito, inclusive com tempo adequado para as discussões”, enfatiza Hermes.
A secretária educacional e representante da APP no CEE, professora Taís Mendes, detalha o processo de análise do Referencial Curricular e explica sobre o calendário de atividades, no texto abaixo.
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:: Veja aqui os materiais produzidos pela APP para subsidiar o debate sobre a Base Nacional durante este ano