Com o anúncio do governo do Estado sobre a extinção dos cursos de Formação Docente com aproveitamento de estudos, em virtude de uma alegada baixa procura, a APP-Sindicato se reuniu com o Departamento de Educação e Trabalho (DET) da Secretaria de Estado da Educação (Seed) para garantir a continuidade do curso nos locais onde há demanda. A notícia do fim do curso pegou de surpresa alunos e colégios, que já estavam organizando turmas.
Segundo com a secretária Educacional da APP, professora Walkíria Olegário Mazeto, o curso é voltado para quem já concluiu o Ensino Médio. Ele tem duração de dois anos, e na grade constam disciplinas específicas do magistério. Já o curso de Formação Docente Regular, com duração de quatro anos, está mantido. Na negociação com o sindicato, foi assegurado que o curso continuará sendo ofertado respeitando alguns parâmetros.
“Onde houver demanda, o processo normal deverá ser feito, com envio do pedido de abertura das turmas”, destaca Walkíria. Segundo ela, para solicitar abertura de nova turma a escola deve comprovar demanda de, no mínimo, 35 alunos(as). A entidade orienta, nestes casos, que as escolas devem protocolar o pedido de abertura junto ao Núcleo Regional de Educação (NRE) e enviar cópia deste pedido ao e-mail da entidade: [email protected].