A comunidade de Ponta Grossa poderá participar do III Ciclo de palestras organizado pelo Núcleo de Relações Étnico-Raciais, de Gênero e de Sexualidade (NUREGS) da Universidade Estadual de Ponta Gross (UEPG). Sob o tema ‘A pluralidade de ser negro(a)’ o evento celebra a semana da Consciência Negra e a igualdade racial com duas palestras, uma oficina, uma teleconferência e um lançamento de livro.
Confira a programação e a forma de inscrição:
Oficina: Siwaju – Corpo e Ancestralidade
Fabiano Maranhão
Local: Escolas Parceiras – evento fechado
Siwaju – Corpo e Ancestralidade Siwaju é uma expressão africana que significa “Aquele que vai à frente, que abre caminho”, é um diálogo entre corpo e ancestralidade. Neste curso, por intermédio de manifestações do legado africano, como o jogo, a dança, a brincadeira, o brinquedo e o canto, proporcionaremos o contato e experimentação do ‘eu’ corpóreo na cosmovisão africana e afro-brasileira na relação com o outro e com o mundo.
Local: Escolas Parceiras
Data: 25/11/2013
Palestra: Pedagoginga, autonomia e mocambagem
Allan Santos da Rosa
O encontro tratará sobre princípios, caminhos e encontros sobre Educação e Cultura Negra brasileira, a partir da realização de cursos independentes e de protagonismo popular periférico em São Paulo. Considerando elementos fundamentais da presença negra no Brasil e nas Américas a partir das diásporas africanas e a necessidade de didáticas e currículos especiais que contemplem a pujança e a profundidade do tema, alimentando rumos para a aplicação da lei 10.639/03 e para o fortalecimento dos movimentos de educação popular.
Lançamento do Livro “PEDAGOGINGA, AUTONOMIA E MOCAMBAGEM” preço especial para o evento R$ 25
Local: Pequeno Auditório do Bloco A
Data: 27/11/2013
Hora: 19hrs
Palestra: Histórias de Ébano: Professoras Negras
Míghian Danae Ferreira Nunes
Apresenta as experiências sensíveis das mulheres negras entrevistadas em trinta escolas municipais de Educação Infantil em São Paulo, suas relações com o trabalho pedagógico, bem como suas percepções sobre o racismo, o sexismo e o conhecimento. A partir de suas falas, afirma a importância do magistério para as mulheres negras na atualidade, este sendo mais um lugar possível de atuação para as mesmas, “naturalmente” vinculadas a trabalhos vistos como inferiores na escala de prestigio social, a saber, empregadas domésticas ou lavadeiras. Assinala a importância de, apesar de o racismo colaborar para o confinamento de mulheres negras em posições consideradas como subalternas em nossa sociedade, tornar-se professora de crianças pequenas, guarda outros significados, possíveis de serem entendidos somente quando mulheres negras falam sobre suas próprias vidas. Este trabalho ousa reivindicar o poder ainda presente nesta profissão, para a população negra de baixa renda, sendo este um modo possível de dar sentido à vida destas mulheres que, a despeito da falta de oportunidades, seguem sobrevivendo e negociando como podem sua existência.
Local: Pequeno Auditório do Bloco A
Data: 28/11/2013
Hora: 19hrs
Teleconferência- A representação do negro no cinema brasileiro (será transmitida em auditório da UEPG e também para os pólos da UAB vinculados ao NUTEAD)
Noel dos Santos Carvalho
A conferência trata do modo como os cineastas brasileiros construíram imagens do negro nos filmes. Em uma perspectiva histórica, serão abordados as principais fases da produção cinematográfica brasileira e os filmes mais representativos de cada período.
Local: Pequeno Auditório Bloco A Campus Central e Auditório do PDE- Campus UVARANAS
Data: 29/11/2013
Hora:19h
Para fazer a inscrição clique aqui. e preencha o formulário. (Somente uma vez) – As inscrições são gratuitas. Em caso de dúvida, favor enviar um e-mail para: [email protected]