O Fórum das Entidades Sindicais (FES) esteve, na tarde desta segunda-feira (20), acompanhando a tramitação do projeto de lei que garante o pagamento do reajuste anual dos servidores(as) estaduais – DATA-BASE. A Comissão de Constituição Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa (Alep) aprovou hoje a constitucionalidade do PL 182/13 em sessão extraordinária, devido à pressão do Fórum. O projeto seguirá em caráter de urgência para apreciação em Plenário e a votação será na tarde desta terça-feira (21), a partir das 14h na Alep.
A coordenadora do Fórum e presidenta da APP-Sindicato, professora Marlei Fernandes de Carvalho, explica o trabalho da entidade juntos aos governantes. “Conseguimos do líder do governo, o deputado Ademar Traiano, o comprometimento da apresentação do projeto Plenário. É nesse momento que o Fórum fará as emendas”, adianta a coordenadora.
Estas emendas incluem as propostas de reivindicação do Fórum baseadas nas necessidades dos servidores e nos estudos financeiros sobre a economia do Estado. “Hoje, na Vigília dos Servidores, teremos um momento de debate para detalhar nossas propostas de emendas”, contempla Marlei.
Nessa conversa com todas as categorias serão abordadas as emendas a serem levadas à Alep, dentre elas estarão o não aceitamento do pagamento da data-base em duas vezes, a reivindicação de equiparação com reajuste repassado do mínimo regional (de 12,5%) e ainda, a reposição do 1% descontado na folha dos servidores para o pagamento das contas da ParanáPrevidência.
Uma reunião com o governador em exercício, Flávio Arns, está marcada para as horas finais da Vigília dos Servidores: nesta terça-feira, às 8 horas da manhã, os representantes do FES, adentrarão o Palácio Iguaçu para lutarem por suas reivindicações.
Educação – Os trabalhadores(as) da educação unem forças também pela aprovação da lei que garante o cumprimento da Lei do Piso Salarial Nacional. O projeto deverá seguir o mesmo processo de tramitação da lei da data-base. Como ainda não foi enviado à Assembleia, a presidenta da APP fez uma solicitação especial ao secretário estadual de educação, Flávio Arns, durante o Fórum Estadual da Educação, para que o projeto seja enviado o quanto antes à Alep. A APP está em mobilização para que a Lei do Piso seja cumprida.