O encontro, que tem inscrições gratuitas, ainda pretende fortalecer a rede de entidades e ações conjuntas para o enfrentamento da intolerância, da violência e do extermínio da juventude negra, e refletir sobre o papel do Poder Público e da sociedade civil no combate à violência e ao extermínio da juventude negra.
Além do diagnóstico, durante o evento também serão discutidas estratégias para enfrentar a violência contra a juventude negra. “Os dados das últimas pesquisas comprovam que os homicídios no Brasil têm idade, gênero, classe social e raça. Quem mais morre vítima de assassinato no país são jovens, homens, pobres e negros, segundo dados do Mapa da Violência no Brasil”, afirma Luiz Fernando Rodrigues, secretário de Juventude da CUT-PR, um dos responsáveis pela organização do Seminário.
Estatísticas demonstram que a principal causa de morte de jovens brasileiros entre 15 e 29 anos é o homicídio. “Entre os adolescentes o índice é mais alarmante, 45% dos jovens entre 12 e 18 anos morrem vítimas de homicídio no Brasil, isto é um verdadeiro extermínio. É necessário e urgente realizarmos debates sobre o papel da sociedade e, principalmente, do estado em relação à implementação de políticas públicas efetivas para esta população”, complementa Luiz Fernando.
Clotilde Santos Vasconcelos, secretária de Administração e Patrimônio da APP e secretária de Combate ao Racismo da CUT-PR, também irá compor uma das mesas de debate do evento.
O quê: 2º Seminário da Juventude Negra
Quando: 05 de abril de 2013, a partir das 8h
Onde: APP Sindicato (Av. Iguaçu, 880, Curitiba)
Como participar: As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 1º de abril pelo e-mail [email protected]
:: Mais informações no email [email protected] ou pelo fone 41.3095-6346 (das 9h às 19h)