Eleja os(as) representantes da sua escola em 2013!

A luta pela garantia de um espaço de representação sindical nos locais de trabalho é histórica e remonta ao surgimento dos sindicatos no confronto com a organização do modo de produção capitalista. Trata-se de um embate duro e de difícil enfrentamento por parte dos trabalhadores e das trabalhadoras, especialmente da iniciativa privada, pois que, desprovidos/as de garantias que o serviço público já conquistou.

A APP-Sindicato anualmente realiza a Campanha de Eleição dos Representantes de Escola. Em um conjunto de escolas essa cultura já está consolidada e em todo início de ano os professores(as) e funcionários(as) escolhem seus(suas) representantes. Porém, em uma parcela importante de escolas ainda precisamos construir esse processo. 

Os Representantes Sindicais por Local de Trabalho integram os Conselhos Regionais, importante instância dos Núcleos Sindicais da APP-Sindicato e, portanto, parte constitutiva da direção. O Estatuto da entidade delibera sobre o papel dos(as) Conselheiros(as) Regionais, que além de compor comissões de trabalho e coletivos junto às Secretarias do Núcleo Sindical têm entre outras atribuições: propor, acompanhar e avaliar campanhas reivindicatórias; apreciar e avaliar as decisões políticas e administrativas da Diretoria Regional.

Uma representação qualificada do sindicato nos locais de trabalho é a garantia da organização e da participação efetiva do conjunto dos trabalhadores/as nas ações políticas da entidade, no entendimento da Escola enquanto Território de Lutas da Educação.

Para eleger a representação sindical da escola
1. Realizar uma reunião entre os pares da escola para eleger a representação sindical, preferencialmente no dia 7 de fevereiro, que é o Dia da APP-Sindicato na Escola
2. Eleger representantes sindicais – titulares e suplentes – em todos os turnos
3. Preencher a ata padrão, já à disposição nas escolas e também no site da APP-Sindicato, informando nome, contato (endereço residencial e eletrônico, telefones) de quem foi eleito(a) e, no verso, pedir a assinatura de quem participou da referida reunião
4. Uma vez realizado todo o processo de escolha, solicitar uma reunião com a Direção da Escola para debater o papel dos(as) representantes eleitas(os e garantir a atuação na escola e no sindicato: a realização de reuniões frequentes na escola e a participação no Conselho Regional de Representantes de Escolas
5. Procurar o Núcleo Sindical de sua região, tendo em mãos a ata padrão, devidamente preenchida, para entregá-la e também inteirar-se do calendário de atividades do sindicato, especialmente das reuniões do Conselho Regional.

:: Clique aqui para baixar a Ata dos Funcionários(as)
:: Clique aqui para baixar a Ata dos Professores(as)

Texto produzido pela Secretaria de Organização da APP-Sindicato

POR