A APP vem defendendo a cada ano que o governo garanta o recesso dos funcionários de escolas no final de dezembro. Esta reivindicação consta inclusive da proposta de alteração do Plano de Carreira dos funcionários.
Para este ano, havia uma sinalização positiva do governo pelo acatamento da demanda. No entanto a categoria foi surpreendida com uma orientação da Casa Civil instituindo expediente para todos os servidores entre os dias 26 a 30 de dezembro. Diante desta notícia, a direção da APP cobrou da secretaria o recesso dos funcionários.
O deputado Professor Lemos (PT) apresentou um requerimento na Assembleia Legislativa cobrando do governo a alteração de tal orientação, de maneira a permitir o recesso dos funcionários de escola.
Durante a assembléia da APP, no último sábado, por meio do Professor Lemos, o secretário de Educação, Flávio Arns, apresentou o seguinte encaminhamento: 1) as escolas poderão organizar plantões nesses dias; 2) para tanto será necessário destacar um funcionário por escola; 3) este funcionário terá a garantia de folgar o equivalente aos dias trabalhados em outro período durante o ano de 2012; 4) caberá à escola e aos funcionários definir coletivamente quem fará parte do plantão.