No último dia 21 de outubro, professores e funcionários das escolas estaduais do Município de Cruz Machado realizaram um dia de formação continuada sobre a temática da educação para as relações etnicorraciais. A atividade foi organizada pela direção e equipe do Colégio Barão do Cerro Azul com o apoio da APP estadual e da diretoria regional do Núcleo Sindical de União da Vitória.
O objetivo da atividade foi o de propiciar aos educadores o debate sobre a legislação educacional que estabelece em todas as escolas o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena e a educação para as relações etnicorracias.
Tendo em vista o Parecer nº 03/04 do Conselho Nacional de Educação e a Deliberação nº 06/04 do Conselho Estadual de Educação, as escolas estaduais do Paraná instituíram comissões multidisciplinares para acompanhar e efetivar a nova legislação.
Pela manhã os educadores contaram com a participação do professor Luiz Carlos Paixão da Rocha, diretor de Imprensa e Divulgação da APP e mestre em Políticas e Gestão em Educação, que abordou as implicações pedagógicas para a implementação da Lei 10.639/03 nos estabelecimentos de ensino. Esta norma estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar.
À tarde, foi a vez do especialista em história da África Paulo Borges trabalhar com os educadores. Paulo abordou a importância das contribuições dos povos africanos para o desenvolvimento do conjunto da humanidade. O diretor estadual de Saúde da APP, Idemar Beki, participou da atividade dando informes do andamento das negociações entre o sindicato e governo.