Sinopse
A morte do Rei de Portugal, Dom José I de Bragança, em 1777, levam Carlota Joaquina (Marieta Severo) e Dom João (Marco Nanini) ao trono português. Em 1807, com a investida de Napoleão a Portugal, a Família Real foge para sua principal colônia, o Brasil. Chegando em terras tupiniquins, os desentendimentos do casal, que já não eram poucos, aumentam. A personalidade forte de Carlota é retratada todo o tempo no filme numa atuação impecável de Marieta Severo. Há quem diga que a história oficial do país foi deturpada no filme, criando elementos estereotipados do povo brasileiro, mas é inegável a importância de se conhecer melhor esses personagens praticamente relegados da nossa história, apresentados com detalhes de riqueza por Carla Camurati (direção). São as birras da protagonista, que não queria vir para o Brasil, que trazem todo o humor e a sátira para o filme. Sedenta de luxo e poder, Carlota é ardilosa e inteligente mas, só vai se sentir aliviada quando voltar para Portugal, deixando a colônia nas mãos do filho Pedro I (Marcos Palmeira). Não levando daqui nem o pó nos seus sapatos.
Ficha técnica
Ano de lançamento: 1995
País: Brasil
Duração: 1h40
Gênero: História
Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos
Direção: Carla Camurati
ROTEIRO: Angus Mitchell e Carla Camurati
ELENCO: Marieta Severo, Marco Nanini, Vera Holtz, Ney Latorraca, Marcos Palmeira, Bel Kutner
Prêmios
• Primeiro Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro de 1995 – Melhor Atriz, Melhor Ator e Figurino.
• Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte 1996 – Melhor Atriz Revelação.
• Festival de Toronto 1995 – Seleção Oficial.
• Festival de Cannes 1995 – Seleção Oficial.
Trailer
Dicas para sala de aula
Área de Linguagens
(Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Educação Física)
1836 marca oficialmente o início do Romantismo no Brasil, com a publicação de Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães mas, o ideal romântico já vinha trilhando espaços antes disso. A chegada da Família Real ao Brasil, em 1808 é um marco essencial para “modernizar” a colônia.
Período de transição (1808 a 1836) | Meu Versejar
Romantismo no Brasil: contexto, fases, autores, obras – Português
Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
(Filosofia, Geografia, História e Sociologia)
“Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil“. Esse é o subtítulo de 1808, de Laurentino Gomes. Obra interessante e necessária para quem quer conhecer melhor a história do Brasil.
Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
(Biologia, Física e Química)
Nomes como Michael Faraday e André-Marie Ampère foram fundamentais para estarmos aqui, lendo este material. Homens à frente de seu tempo, trouxeram grandes contribuições para o mundo moderno.
Biografia de André-Marie Ampère – eBiografia
Michael Faraday | Biography, Inventions, & Facts | Britannica
Área de Matemática e suas Tecnologias
O século XIX marca um novo período para a Matemática, período de descobertas, mudanças, reformulações. Por isso, é necessário conhecer um pouco mais da história dessa ciência.
53 O diálogo das transformações sociais com a matemática no século XIX