No próximo dia 16 de novembro estará acontecendo no Cine Teatro Luz em União da Vitória o encerramento do projeto “A gente não quer só cinema” de 2011.
Iniciado em março, com o filme A excêntrica família de Antônia, apresentado pela Secretária Educacional da APP-Sindicato, Janeslei Albuquerque e pelas acessoras Rosani Moreira e Solange Ferreira, o projeto do Coletivo Feminista e Anti-homofobia do Núcleo Sindical de União da Vitória em parceria com a Fundação de Cultura teve sucesso de público apresentando a cada mês um filme seguido de debate sobre relações de gênero, direitos da criança e adolescente e combate à homofobia e ao racismo.
O documentário Preto contra Branco discute o preconceito racial no Brasil, usando como referência um “clássico” do futebol de várzea entre moradores de dois bairros periféricos de São Paulo. Desde 1972, um grupo de moradores do bairro de São João Clímaco e da favela de Heliópolis, maior favela da América Latina, organiza um jogo de futebol de brancos contra pretos no final de semana que antecede o Natal. Em uma comunidade altamente miscigenada, composta basicamente por mulatos, a peculiaridade da partida é a auto-atribuição da raça pelo participante. Cada jogador se declara negro ou branco e “escolhe seu time”. A equipe do documentário passou uma semana entrevistando personagens, acompanhando o dia-a-dia dos bairros, em um processo que culmina no jogo. Trata-se de um verdadeiro ritual, no sentido antropológico, que serve para atenuar as tensões raciais locais ao mesmo tempo em que acaba por revelá-las.
O filme será apresentado pelo Secretário de Imprensa da APP-Sindicato e militante do movimento negro, professor Luiz Carlos Paixão da Rocha.
Para o ano de 2012 há a intenção de que o projeto continue apresentando e debatendo novos filmes.
Agende-se:
Filme: Preto contra Branco
Data: 16 de novembro de 2011
Hora: 19:30h.
Local: Cine Teatro Luz (União da Vitória)
Apresentação: Professor Luiz C. Paixão da Rocha
Entrada Gratuita
Classificação: livre