30 de Agosto: todos e todas no Dia de Luto e de Luta

No próximo dia 30 de agosto (terça-feira), professores/as e funcionários/as de escolas de todo o Estado vão às ruas novamente, para cobrar o devido respeito à educação e ao trabalho de toda a categoria. É o “Dia de Luto e de Luta dos Trabalhadores em Educação Pública”, a concentração será às 9:00 horas, na Praça Santos Andrade (Curitiba), de onde os educadores sairão em caminhada em direção ao Centro Cívico.

Para quem queira ir à Curitiba, a APP-Sindicato estará disponibilizando ônibus gratuito que sairá às 4:30 horas do dia 30 de agosto da frente da Catedral Sagrado Coração de Jesus. Informações: 3522-5433 (Mari) ou [email protected]

Para quem não for à capital, em União da Vitória será montada a banquinha da APP-Sindicato no antigo calçadão da Avenida Manoel Ribas, a partir das 9:00 horas.

A participação de todos/as os/as educadores/as nestas atividades é muito importante. Sem as mobilizações – passeatas, paralisações, aulas de 30 minutos, atos públicos, entre outros-, dificilmente a categoria teria alcançado a série de conquistas que vem obtendo, como, por exemplo, a equiparação salarial com os demais servidores do Estado. Portanto, no dia 30 de agosto, esteja presente nesta grande aula pública em defesa da educação.

O que é o 30 de agosto?

No dia 30 de agosto de 1988, os/as professores/as estaduais foram às ruas numa passeata histórica. Na época, a categoria estava em greve e exigia do governo Álvaro Dias, entre outros itens, o pagamento de um direito que lhes cabia: o piso de três salários mínimos. Na esperança de abrir as negociações com o Executivo, os/as trabalhadores/as da educação – e vários membros da comunidade escolar – caminharam até o Centro Cívico para tentar dialogar com o poder público.  No entanto, ao chegarem ao local, em vez de serem recebidos pelo governo, foram recepcionados pela polícia – inclusive a cavalaria -, que os rechaçou a base de cacetetes, cães e bombas de efeito moral. A repressão deixou dezenas de feridos. Desde então, a data ’30 de agosto’ tornou-se o “Dia de Luto e de Luta dos Trabalhadores em Educação Pública”, na qual a categoria vai às ruas cobrar o devido respeito à educação e ao trabalho de professores e funcionários de escola.

Confira nos seguintes links produção especial “20 anos do 30 de Agosto de 1988”:

http://www.youtube.com/watch?v=hVjigfo_Ifk

http://www.youtube.com/watch?v=YvMclsZ5rE0&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=WudOUm7ODxY&feature=related

 

Confira aqui nossa Pauta de Reivindicações:  http://sistema.app.com.br/portalapp/imprensa/app_pauta_37reivindicacoes.pdf

POR