No último dia 02 (terça-feira) os alunos do município de Marialva que participam da Formação 2011 do NS de Mandaguari, do curso de gênero, etnia e diversidade sexual nas escolas, reuniram os educadores do Colégio Estadual Pedro Viriato Parigot de Souza para falarem sobre o 30 de agosto de 1988.
A reunião foi coordenada pela professora Stella Maris Nápolis (secretária educacional), com a participação do professor Antônio César Magalhães Morales (secretário de política sindical), do Núcleo Sindical de Mandaguari, cuja proposta foi de fazer um resgate histórico do acontecido em 30 de agosto de 1988 a todos que vivenciaram e aos que ainda não conheciam a história.
Foi apresentado o vídeo “A verdade sobre o 30 de agosto”, que relata a manifestação dos professores e o confronto entre os policiais e os manifestantes, na Praça Nossa Senhora de Salete, em frente ao Palácio do Governo Estadual do Paraná.
Estavam presentes os professores aposentados Edson Pinheiro, Catarina Martins Zucolli, Aparecida Carrasco Rampazzo, que relataram suas histórias de vida e luta junto à APP-Sindicato.
O professor Edson enfatizou que, no dia 30 de agosto fez “parte do grupo de professores que ocuparam o palácio e foi carregado pelos policiais. Tiveram os nomes enviados para o antigo Departamento da Ordem Política e Social – DOPS, e fizeram parte de uma lista para serem exonerados”.
“Quando os policiais avançaram com cavalos sobre os professores, socorria uma professora atingida por estilhaços e quase tive uma costela quebrada”, completa o professor Edson.