Sinopse
O drama narra a vida da jovem judia alemã, Olga Benário (Camila Morgado), filha de Leo Benário (Luís Melo), famoso advogado na Baviera e de Eugénie Benário (Eliane Giardini), vinda de uma rica família judia. Em Moscou, durante um treinamento militar, ela é encarregada da segurança pessoal do capitão brasileiro, Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler), filho de Leocádia Prestes (Fernanda Montenegro). Prestes foi o líder da Intentona Comunista de 1935 contra o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas. Olga e Luís Carlos apaixonam-se e, após o fracasso da revolução, ambos são presos. Olga, grávida, é deportada pelo governo Vargas à Alemanha dá a luz à sua filha Anita Leocádia na prisão feminina do Campo de Concentração de Barnimstrasse. Anita é devolvida à família e Olga permanece lá durante seis anos até ser executada na câmara de gás, na Concentração de Ravensbrück. O filme revela uma grande história de amor, em vários sentidos: de luta, ideais, relações humanas.
Ficha técnica
Ano de lançamento: 2004
País: Brasil
Duração: 2h21
Gênero: Biografia, Drama, Guerra
Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos
Direção: Jayme Monjardim
Roteiro: Fernando Morais
Elenco: Camila Morgado, Caco Ciocler, Osmar Prado, Fernanda Montenegro, Mariana Lima
Prêmios
• Prêmio ABC de Cinematografia de 2005 – Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia
• Grande Prêmio Cinema Brasil de 2005 – Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem
• Festival de Havana de 2005 – Prêmio do Público
• Prêmio Qualidade Brasil 2005 – Melhor Atriz, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante
Trailer
Dicas para sala de aula
Área de Linguagens
(Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Educação Física)
O filme “Olga” é baseado em fatos reais e inspirado no livro de mesmo nome, escrito por Fernando Morais. O livro tem uma linguagem e um estilo que misturam o jornalístico e o literário. A estreia do filme em 2004 reacendeu o debate sobre o Estado Novo, a repressão política e os direitos humanos, além do papel de Olga como símbolo de militância na resistência. No Brasil, a década de 2000 marcou uma valorização do cinema nacional com filmes como “Olga”, “Cazuza – O Tempo Não Para” e “Dois Filhos de Francisco”.
Dica de leitura e dos filmes citados. Saiba mais sobre:
Olga Benário Prestes
Cazuza – O Tempo Não Para
2 Filhos de Francisco
Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
(Filosofia, Geografia, História e Sociologia)
O movimento Intentona Comunista ou Revolta Vermelha de 1935 é o ponto central da história do filme Olga. Foi uma tentativa de golpe contra o governo de Getúlio Vargas, e que levou os personagens à prisão.
Saiba mais sobre o movimento (aqui).
Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
(Biologia, Física e Química)
Em 2004, quando o filme foi lançado, o setor químico brasileiro estava em expansão, com a produção focada em commodities químicas (produtos básicos, como fertilizantes). No campo acadêmico, houve um aumento no número de publicações também.
Saiba mais:
Indústria química
Área de Matemática e suas Tecnologias
A 26ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) aconteceu em 2004. As competições estudantis, como a OBM, são uma forma de identificar e desenvolver talentos em matemática. Os resultados de 2004, com os nomes dos medalhistas e suas escolas, podem ser usados para analisar a distribuição de talentos pelo país.
Saiba mais:
Olimpíada de Matemática