Sinopse
A comédia “escrachada”, sucesso de bilheteria, traz um filme com piadas que são “consideradas” inapropriadas para contar a história de uma moradora de Niterói (RJ), Dona Hermínia (Paulo Gustavo, uma mulher de meia idade, divorciada “dramaticamente” após o marido, Carlos Alberto (Herson Capri) trocá-la por uma mulher mais jovem. Hermínia tem algumas singularidades, desde o modelo dos vestidos cafonas até o uso constante de bobes no cabelo. Ela cria sozinha dois de seus três filhos, Marcelina (Mariana Xavier) e Juliano (Rodrigo Pandolfo) e vive “pegando no pé deles”, algo corriqueiro na vida de mães e responsáveis por adolescentes em busca de liberdade.
O cenário muda quando ela descobre o que seus filhos pensam e falam dela, fazendo com que Hermínia saia de casa e vá buscar consolo na casa da tia (Suely Franco). As continuações de 2016 e 2019, com um núcleo familiar que se mantém, retratam o crescimento dos adolescentes e as mudanças que ocorrem na relação entre mãe e filhos.
Ficha técnica
Anos de Lançamento: 1 (2013), 2 (2016) e 3 (2019).
País: Brasil
Duração: 1 (1h25), 2 (1h26) e 3 (1h51).
Gênero: Comédia.
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos.
Direção 1: André Pellenz.
Direção 2: César Rodrigues.
Direção 3: Suzana Garcia.
Roteiros: Paulo Gustavo, Felipe Braz e Fil Braz.
Elenco: Paulo Gustavo, Mariana Xavier, Herson Capri, Ingrid Guimarães, Rodrigo Pandolfo, Samantha Schmultz.
Prêmios
• Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2014 – Indicado a Melhor Comédia, Melhor Roteiro, Melhor Atriz Coadjuvante.
• Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2017 – Melhor Roteiro e Melhor Comédia.
• Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020 – Melhor Longa-metragem de Comédia.
Trailer
Dicas para sala de aula
Área de Linguagens
(Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Educação Física)
Em 2010, a Copa do Mundo foi realizada pela primeira vez na África do Sul. O evento reuniu diversas culturas, idiomas e manifestações artísticas de países africanos, celebrando a diversidade do continente. A música oficial, “Waka Waka (This Time for Africa)”, interpretada por Shakira em parceria com a banda sul-africana Freshlyground, incorporou ritmos africanos e foi inspirada na canção tradicional camaronesa “Zangaléwa”. A letra, em inglês e espanhol, transmitia uma mensagem de união e celebração, tornando-se um símbolo global do evento.
Saiba mais:
Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
(Filosofia, Geografia, História e Sociologia)
Em julho de 2010, o Brasil aprovou a Lei nº 12.288, criando o Estatuto da Igualdade Racial. A lei busca combater o racismo e garantir direitos iguais para todas as etnias, promovendo mais justiça social.
Saiba mais:
Em 2010, foi apresentado o projeto da chamada “Lei da Palmada”, que gerou debates sobre os limites da educação familiar. A proposta proíbe o uso de castigos físicos contra crianças, incentivando o diálogo e o respeito. Após anos de tramitação, a lei foi sancionada em 26 de junho de 2014. A nova legislação altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e estabelece que crianças e adolescentes têm o direito de serem educados sem o uso de castigos físicos ou tratamento cruel ou degradante.
Saiba mais:
Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
(Biologia, Física e Química)
Cientistas publicaram, em 2010, o genoma completo do Homo neanderthalensis. Essa descoberta ajudou a entender melhor a evolução humana e nossas origens genéticas.
Saiba mais:
Complete Neanderthal Genome Sequenced – NIH / NHGRI
Área de Matemática e suas Tecnologias
Em janeiro de 2010, a Apple lançou o primeiro iPad. O tablet transformou o modo como acessamos informações, assistimos vídeos e interagimos com a tecnologia no dia a dia.
Em 2010, o Brasil estava entre os países com mais usuários em redes como Orkut e Facebook. Esse crescimento gerou muitos dados, que podem ser analisados com gráficos, porcentagens e estatísticas.
Saiba mais:
Evolução das redes sociais