Ontem, na véspera do Dia do Professor (a) (15), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (APMC- Sindicato Trabalhadores em Educação), o professor Claudinei Duarte de Lima foi censurado na Câmara de Vereadores de Colombo. O professor enviou um ofício para a Câmara solicitando a tribuna livre para homenagear os professores. Ao iniciar a leitura do mesmo o presidente da Câmara Municipal, Gilberto Taborda Ribas, vetou a exposição do professor.
De acordo com o Claudinei, uma das respostas ao comportamento do presidente da Câmara será a divulgação do discurso censurado para toda a categoria e a produção de uma moção de repúdio que será encaminhada para todas as unidades escolares do município, entre outras ações.
Leia abaixo o discurso censurado também por alguns vereadores do município.
“Parabéns para todos os Trabalhadores em Educação de Colombo!
Conforme Oficio nº 58/2010 de 08 de setembro encaminhado a esta distinta Casa, em nome da APMC- Sindicato, queremos agradecer ao Presidente, Ilmo Sr. Gilberto Taborda Ribas ao ceder este espaço para homenagearmos os Trabalhadores em Educação deste município.
Carinhosamente queremos iniciar dizendo: Parabéns!!! Sabemos que nossas ações, posturas e atitudes dizem muito mais do que belas palavras e lindos discursos. Por isto, neste momento queremos expressar nossa gratidão, pois estamos convictos de que a verdadeira homenagem acontece no dia a dia no solo sagrado de nossas escolas e CMEI’s, onde cada um de vocês com garra, determinação, criatividade, ousadia se entregam de corpo, alma e coração à nobre missão de educar os filhos de Colombo. Obrigado Professores! Obrigado Professoras!
Sabemos que a verdadeira homenagem seria expressa através de:
_x0007_ Melhores condições de trabalho;
_x0007_ Garantia da hora-atividade para planejamento das aulas;
_x0007_ Suporte técnico-pedagógico conforme as necessidades de cada Unidade Escolar;
_x0007_ Salários mais justos e dignos com a categoria;
_x0007_ Plano de formação construído democraticamente;
_x0007_ Implantação e implementação das metas do Plano Municipal de Educação; entre elas: o Conselho Municipal de Educação;
_x0007_ Concurso público para os cargos vacantes;
_x0007_ Cargo único para o Magistério municipal, onde todos sejam professores sem discriminação como ocorre hoje entre educadores e professores.
Enfim, nossa gratidão por vocês acreditarem que apesar dos pesares é possível lutar pela educação que sonhamos.
Acreditamos que Professor/Trabalhador homenageado é Professor valorizado!
Acreditamos que a melhor comemoração é a valorização: 31,89% já!
Chega de discursos! Queremos ação! Queremos valorização!
Queremos garantia e cumprimento dos nossos direitos, entre eles, a hora-atividade, pois temos a certeza de que mesmo sem as condições ideais, estamos cumprindo com nossos deveres.
Agradecemos a todos que nos apóiam e acreditam no papel do professor e esperamos ações, projetos que expressem isto através de melhores condições de trabalho, melhores salários, projeto de saúde ocupacional, saúde vocal, ou seja: valorização. Acreditamos no apoio desta casa na apresentação de um plano para reposição das perdas salariais de 31,89%. Isto sim é pensar na valorização.
Neste momento simbolizando esta luta, queremos entregar através das mãos da Prof.ª Sebastiana Firmino de Oliveira, um abaixo assinado em nome de todos os trabalhadores em educação deste município e demais servidores que ganham menos do que um salário mínimo enquanto piso salarial e temos certeza de que apesar de ser uma injustiça histórica esta realidade será transformada em breve. Imagine o que se pode fazer hoje com uma remuneração menor do que um salário mínimo, enquanto servidores terceirizados já iniciam ganhando mais do que servidores públicos que estão em nossas Unidades Escolares a mais de 5 ou 10 anos.
Para eles, a melhor homenagem será o mais breve possível, a aprovação de um Plano de Carreira com uma tabela salarial justa, digna, onde nenhum trabalhador neste município inicie ganhando menos do que um salário mínimo enquanto piso salarial.
Trabalhador homenageado é trabalhador bem remunerado: 31,89% já! A melhor comemoração é expressa com maior VALORIZAÇÃO.
Conjugue o verbo conosco: eu luto, tu lutas, nós lutamos por uma educação pública de qualidade com valorização de todos os trabalhadores em educação… Parabéns por mais este dia e mais uma vez renovamos os votos de que: juntos, continuaremos fazendo a diferença, com organização, participação e ação!!!”
Prof. Claudinei – Presidente do Sindicato dos Professores e Trabalhadores em Educação