A APP visitará escolas em todo o Paraná nos dias pedagógicos (1 e 2 de fevereiro), para desejar um bom retorno às atividades escolares e retomar uma jornada de diálogo e mobilização da categoria para as lutas de 2024.
Dirigentes estaduais e regionais estarão em escolas dos 29 Núcleos Sindicais, incentivando a reflexão sobre os desafios da escola pública. As visitas possibilitarão aos dirigentes ouvir a categoria, debater as condições de trabalho, fortalecer vínculos e mobilizar a base para os desafios deste ano.
Para apoiar o debate, o Sindicato preparou uma edição pedagógica especial do jornal 30 de Agosto. Com muitas dicas de material de apoio, o jornal traz artigos sobre a militarização de escolas na rede estadual e o avanço do modelo empresarial na educação pública.
Outro destaque da publicação é a construção de um Novo Plano Nacional de Educação, tema central da Conferência Nacional de Educação (Conae), que aconteceu essa semana em Brasília.
O ano que temos pela frente será de reconstrução, exigindo coragem para os enfrentamentos necessários, aponta a publicação.
“Sem consciência de classe, reflexão crítica e ação coletiva, não reverteremos a brutal transformação da escola pública em uma máquina de moer estudantes e educadores(as)”, diz o editorial. “É hora de dizer basta e reagir”, convoca.
A luta dos funcionários(as) de escola por melhores salários e contra a extinção da carreira é outro tema em destaque nessa Edição Pedagógica do Jornal 30 de Agosto, que também ressalta a mobilização nas redes municipais em defesa da plena aplicação da Lei do Piso.