A APP alerta seus(as) sindicalizados(as) e demais servidores(as) da educação sobre mensagens fraudulentas que estão sendo enviadas em nome de advogados que atuam ou atuaram junto ao Sindicato.
Temos conhecimento de que pessoas estão se passando por advogados ou assessoras jurídicas, como no caso de uma suposta “secretária do Escritório Rene Pelepiu Advocacia”, para informar sobre uma falsa “liberação de processo” e induzir a vítima a entrar em contato para obter valores — o que caracteriza tentativa de golpe.
Um dos textos enviados diz:
“Sou Debora Oliveira Secretária do Escritório Rene Pelepiu Advocacia Individual… notificar sobre a liberação do Processo nº 0001067-17.1993.8.16.0004X Estado do Paraná… Carta Precatória Autorizada Para Pagamento em Virtude de Medida Provisória…”
Trata-se de fraude. A APP-Sindicato não realiza nenhum tipo de contato por WhatsApp para informar sobre liberação de valores individuais e para isso, solicitar transferências, depósitos, pagamentos de taxas ou informações sensíveis.
Reforçamos que:
– Todos os atendimentos e comunicações do setor jurídico da APP ocorrem somente por canais oficiais;
– Nenhum advogado do Sindicato faz esse tipo de contato direto para “liberação de valores”;
– Desconfie de qualquer mensagem que prometa pagamento de ações judiciais mediante contato telefônico ou cobrança de taxa.
Em caso de dúvida, entre em contato com o setor jurídico da APP-Sindicato por nossos canais oficiais. Pedimos também que nos informe caso receba esse tipo de mensagem, para que possamos tomar as medidas cabíveis.
Curitiba, 22 de julho de 2025
Secretaria de Assuntos Jurídicos
APP-Sindicato