Estão abertas as inscrições para participar da terceira edição do concurso “Juventude que Muda a Educação Pública”. A iniciativa é promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e objetiva dar visibilidade a projetos transformadores desenvolvidos por educadores(as) da rede pública de ensino que tenham até 35 anos.
:: Receba notícias da APP pelo Whatsapp ou Telegram
O concurso é organizado pelo Departamento de Juventude da CNTE, em parceria com coletivos estaduais. Para a secretária de Política Sindical da APP-Sindicato, Simone Checchi, é uma oportunidade de reconhecer e valorizar iniciativas protagonizadas pelos(as) trabalhadores(as) da educação que estão transformando as escolas públicas.
“É importante não só revelar práticas inovadoras, mas também entender a perspectiva da juventude trabalhadora e como ela se organiza para superar os desafios da educação no dias de hoje com um olhar para o futuro”, destaca Simone.
Na última edição do concurso, a vencedora da região Sul do país foi a professora PSS do Paraná, Paola Teresa Bertin. Ela venceu com o projeto Clube de Teatro Melodrama, implantado no Colégio Estadual Nicanor Bueno Mendes, em Jundiaí do Sul, pequena cidade de 3,3 mil habitantes do Norte Pioneiro.

Premiação
O edital desta edição do concurso foi lançado na última terça-feira (12). As inscrições estão abertas até o dia 31 de outubro. Para participar, além do limite de idade de até 35 anos, os(as) educadores(as) devem estar atuando em escolas públicas estaduais ou municipais, estarem vinculados a sindicatos filiados à CNTE e não podem ser vencedores(as) das edições anteriores do concurso.
O resultado do concurso sai no dia 13 de novembro de 2025. Serão premiadas as cinco iniciativas que se destacarem de cada região do país pela capacidade de transformar a educação pública a partir da juventude, promovendo inclusão, participação social e práticas pedagógicas libertadoras.
Os(as) autores(as) dos projetos premiados receberão como recompensa uma viagem com todas as despesas pagas para Brasília, onde terão a oportunidade de apresentar suas iniciativas durante o 1º Conselho Nacional de Entidades da CNTE de 2026. A programação inclui ainda um passeio cultural pela capital federal.
:: Concurso Juventude que Muda a Educação Pública 2026
>> Edital
>> Inscrições
:: Leia também