Concurso da CNTE que premia iniciativas emancipadoras promovidas por educadores(as) jovens está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para participar da terceira edição do concurso “Juventude que Muda a Educação Pública”. A iniciativa é promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e objetiva dar visibilidade a projetos transformadores desenvolvidos por educadores(as) da rede pública de ensino que tenham até 35 anos.

:: Receba notícias da APP pelo Whatsapp ou Telegram

O concurso é organizado pelo Departamento de Juventude da CNTE, em parceria com coletivos estaduais. Para a secretária de Política Sindical da APP-Sindicato, Simone Checchi, é uma oportunidade de reconhecer e valorizar iniciativas protagonizadas pelos(as) trabalhadores(as) da educação que estão transformando as escolas públicas.

“É importante não só revelar práticas inovadoras, mas também entender a perspectiva da juventude trabalhadora e como ela se organiza para superar os desafios da educação no dias de hoje com um olhar para o futuro”, destaca Simone.

Na última edição do concurso, a vencedora da região Sul do país foi a professora PSS do Paraná, Paola Teresa Bertin. Ela venceu com o projeto Clube de Teatro Melodrama, implantado no Colégio Estadual Nicanor Bueno Mendes, em Jundiaí do Sul, pequena cidade de 3,3 mil habitantes do Norte Pioneiro.

 

Jovem professora foi destaque da Região Sul do país com o projeto ‘Melodrama’ no Concurso Juventude que Muda a Educação Pública – Foto: Divulgação

Premiação

O edital desta edição do concurso foi lançado na última terça-feira (12). As inscrições estão abertas até o dia 31 de outubro. Para participar, além do limite de idade de até 35 anos, os(as) educadores(as) devem estar atuando em escolas públicas estaduais ou municipais, estarem vinculados a sindicatos filiados à CNTE e não podem ser vencedores(as) das edições anteriores do concurso.

O resultado do concurso sai no dia 13 de novembro de 2025. Serão premiadas as cinco iniciativas que se destacarem de cada região do país pela capacidade de transformar a educação pública a partir da juventude, promovendo inclusão, participação social e práticas pedagógicas libertadoras.

Os(as) autores(as) dos projetos premiados receberão como recompensa uma viagem com todas as despesas pagas para Brasília, onde terão a oportunidade de apresentar suas iniciativas  durante o 1º Conselho Nacional de Entidades da CNTE de 2026. A programação inclui ainda um passeio cultural pela capital federal.

:: Concurso Juventude que Muda a Educação Pública 2026

>> Edital

>> Inscrições

 

:: Leia também

>> Professora PSS do Paraná é campeã da região Sul no concurso nacional “Juventude que Muda a Educação Pública” da CNTE 

POR