Curso de inclusão digital da APP-Sindicato mobiliza educadores(as) aposentados(as) das regiões Norte e Sul de Curitiba

Começou nesta terça-feira (2) mais uma edição do curso de inclusão digital da APP-Sindicato. Estão inscritos 75 educadores(as) aposentados(as) dos núcleos Curitiba Norte e Curitiba Sul. A iniciativa acontece em parceria com a Celepar e já beneficiou mais de 700 educadores(as) em todo o estado, desde 2023.

>> Receba notícias da APP no seu WhatsAPP ou Telegram

“Todas as pessoas que participam elogiam muito. É um curso muito bom e ajuda as pessoas a entenderem melhor como se lida com um celular. Nossos(as) aposentados(as) são de outra época, então existe essa dificuldade geracional que faz com que tenham um pouco de receio e uma certa dificuldade de mexer no celular”, afirma a secretária de Aposentados da APP, Maria Adelaide Mazza Correia.

Magali Regina Pavani é professora aposentada e decidiu participar do curso de inclusão digital em busca de “conhecimento”. Ela conta que a atividade é também um motivo a mais para sair de casa e encontrar as companheiras. 

“O professor é muito bom e o curso também. Se eu soubesse teria feito antes”, avalia. Ela tem dificuldades de locomoção e elogiou a acessibilidade da sede estadual da APP, onde o curso está sendo realizado . “O prédio aqui é muito bom. Não consigo ir mais nas manifestações, mas quando eu tinha mobilidade cheguei a ir a Brasília num protesto”, afirma.

O curso é ministrado pelo técnico da Celepar, Luiz Carlos de Lima. Ele começa a aula mostrando o rápido avanço das tecnologias, partindo da foto de um telefone público, de 1972, até os smartphones. As aulas são práticas. Os(as) alunos(as) fazem exercícios e podem tirar dúvidas na hora, com apoio de monitores voluntários da Celepar e da APP. 

Nessa primeira aula os(as) alunos(as) aprenderam a personalizar o celular, definindo tempo de limite de tela, aumentando o tamanho da fonte e criando atalhos na tela inicial para os aplicativos mais utilizados, adicionando contatos e enviando mensagens.

Nas próximas aulas eles vão aprender sobre aplicações que não precisam de internet, como Bluetooth, câmera e galeria de imagens, Internet, navegação segura, e-mail, loja virtual de aplicativos, Google, Maps, Youtube, redes sociais e Whatsapp.

“Superou as expectativas”

Quem já participou confirma que o curso é bom. “Participei do curso em São José dos Pinhais e superou as expectativas. Teve um caso que me chamou a atenção: uma professora por volta de 80 anos, que não sabia como ligar o aparelho, no segundo dia mandou um Whatsapp para a filha vir buscá-la. Era visível a satisfação dela. São coisas simples para muitos de nós, mas que melhoram a qualidade de vida de pessoas que por algum motivo não acompanharam todo o desenvolvimento tecnológico”, conta Zélia Maria Palhano Sukow, professora aposentada.

Os cursos de inclusão digital da APP-Sindicato em parceria com a Celepar começaram em 2023 e já beneficiaram mais de 700 trabalhadores(as) aposentados(as) dos núcleos sindicais de Ponta Grossa, Pato Branco, Beltrão, Metro Sul, Mandaguari, Toledo, Londrina e Umuarama.

A presidenta da APP-Sindicato, Walkiria Mazeto, agradeceu aos(às) servidores(as) da empresa pública e lamentou a disposição do governador Ratinho Jr. (PSD) de privatizá-la. 

“Lutamos junto com os(as) trabalhadores da Celepar para manter a entidade pública, para que possa continuar fazendo serviços como esse curso, que não dá retorno financeiro ao Estado, mas prestam um serviço à população paranaense”, disse.

POR