Deputados(as) protocolam projeto para revogar dispositivos que permitem descontos ilegais da GTE

Deputados(as) da bancada de oposição ao governador Ratinho Jr. (PSD) protocolaram na Assembleia Legislativa (Alep) um Projeto de Decreto Legislativo para sustar os dispositivos do decreto que permite à Secretaria da Educação fazer descontos da Gratificação de Tecnologia e Ensino (GTE) nos salários de professores(as) em licença-maternidade e licença-médica.

>> Receba notícias da APP no seu WhatsAPP ou Telegram

A medida foi anunciada nesta terça-feira (9) em um vídeo divulgado pelo deputado Professor Lemos (PT) nas redes sociais e acontece após a APP-Sindicato levar a demanda a todos(as) os(as) parlamentares e solicitar apoio da Casa Legislativa para reverter esta nova medida punitiva adotada pelo governo contra os(as) trabalhadores(as) da educação.

No vídeo, o parlamentar justifica a iniciativa explicando que o decreto assinado pelo governador Ratinho Jr. (PSD) e pelo secretário da Educação, Roni Miranda, desrespeita o artigo 162 da Lei 6174/70, que é o Estatuto do Servidor Público do Paraná, e também a própria lei aprovada na Assembleia que instituiu a gratificação.

O texto estabelece a revogação “com efeitos retroativos a junho de 2024, os incisos 8º e 9º do artigo 3º do Decreto nº 10.051, de 10 de janeiro de 2022, conforme alterados pelo Decreto nº 8.222, de 9 de dezembro de 2024”, com o objetivo de “restaurar a Gratificação de Tecnologia e Ensino (GTE) à sua finalidade original, como incentivo e ressarcimento pelos investimentos tecnológicos realizados pelos professores, sem qualquer caráter punitivo.”

A matéria determina ainda “que os descontos aplicados nos contracheques dos docentes em decorrência da aplicação dos incisos 8º e 9º do artigo 3º do Decreto nº 8.222 sejam reintegrados, garantindo o pagamento integral da GTE relativo aos períodos de licenças legais, inclusive licença-maternidade, afastamentos para tratamento de saúde e outras ausências justificadas”. 

“Pedi assinatura de todos os deputados para serem autores junto comigo, pra gente acabar com esse absurdo. Os deputados da oposição já assinaram. Estou aguardando também a assinatura dos demais deputados pra gente fazer justiça aos professores e professoras”, disse.

Já assinaram o projeto os(as) deputados(as) Professor Lemos (PT), Goura (PDT), Ana Júlia (PT), Arilson Chiorato (PT), Luciana Rafagnin (PT), Requião Filho (PDT), Dr. Antenor (PT) e Renato Freitas (PT).

:: Leia também

>> “É uma situação desesperadora”, desabafa professora que teve salário reduzido por estar em licença-maternidade 

>> APP-Sindicato pede ao MPT providências para Seed devolver valores descontados na GTE e investigação da gestão Ratinho Jr.

>> Direção da APP-Sindicato cobra do secretário da Educação atendimento da pauta

>> 30 de agosto: violências da gestão Ratinho Jr. contra educadores(as) são denunciadas em atos pelo estado

>> Secretaria da Educação confirma manutenção do valor da GTE para o próximo período

>> Ratinho Jr acaba com GTE dos(as) professores(as) no mesmo dia em que é derrotado na consulta sobre o Parceiro da Escola

POR