Madame Satã (2002)

Sinopse

O drama biográfico acontece na Lapa dos anos de 1930, um reduto da boemia carioca, nas nuances da vida de João Francisco (Lázaro Ramos), artista transformista que foi encarcerado e sonha em se tornar um grande astro. Após ser solto, João Francisco passa a morar numa pensão decadente no coração da Lapa e no seu círculo próximo de convívio estão: Laurita (Marcélia Cartaxo), prostituta e sua “esposa”; Firmina, a filha de Laurita; Tabu (Flávio Bauraqui), seu cúmplice; Renatinho (Felippe Marques), amante e também traidor; e ainda Amador (Emiliano Queiroz), dono do bar Danúbio Azul. Neste ambiente é que João Francisco transforma-se no mito Madame Satã, nome retirado do filme Madame Satã (1932), dirigido por Cecil B. DeMille, que o artista viu e adorou. João enquadra-se como filho de escravos, ex-presidiário, bandido, homossexual e também como o patriarca de um bando de marginais.

Ficha técnica

Ano de lançamento: 2002 
País: Brasil 
Duração: 1h45 
Gênero:
Biografia, Drama 
Classificação: 18 Anos 
Direção: Karim Aïnouz
Roteiro: Karim Aïnouz 
Elenco: Lázaro Ramos, Marcélia Cartaxo, Felippe Marques, Emiliano Queiroz, Flávio Bauraqui

Prêmios

Huelva Latin American Film Festival de 2002Melhor Ator, Melhor Fotografia, Cólon de Oro

Festival de Cinema de Havana de 2002 Melhor Direção de Arte, Melhor Primeiro Filme

Festival Internacional de Cinema de São Paulo de 2002Prêmio Especial de Melhor Ator

Prêmio APCA de 2002Melhor Diretor, Melhor Ator

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2003 Direção de Arte, Figurino, Maquiagem

Inside Out Toronto LGBT Film Festival de 2003Melhor Filme

Mons International Festival of Love Films de 2003Prêmio Kodak e Melhor Ator

Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro de 2003Melhor Revelação do Ano e Melhor Figurino

Festival de Cinema de Lima de 2003 Melhor Ator, Melhor Fotografia

Glitter Awards 2004 Melhor Filme Estrangeiro

Trailer

Dicas para sala de aula

Área de Linguagens

(Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Educação Física)

1930 - Literatura Modernista

Da época histórica em que o filme é situado, em 1930, a literatura  modernista estava fervilhando pelas obras obras e poemas de Mário de Andrade e Oswald de Andrade, consolidando-se como figuras centrais do movimento. Os escritores buscavam romper com o academicismo e valorizar a cultura nacional, experimentando novas formas e linguagens. 

Saiba mais:

Vida e literatura de Mário de Andrade

Vida e literatura de Oswald de Andrade

1930 - Copa do Mundo

A primeira edição da Copa do Mundo FIFA aconteceu no Uruguai, em 1930. A história do futebol naquele período, as dificuldades das viagens e as diferenças nas regras e táticas de jogo com as regras atuais são tópicos de pesquisa e comparação. A primeira Copa do Mundo marcou o início de uma tradição que mudaria a história do futebol, e o sucesso do evento levou a FIFA a tornar a Copa do Mundo um campeonato regular.

Saiba mais: 

Copa do Mundo de 1930

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

(Filosofia, Geografia, História e Sociologia)

Revolução de 30

A Revolução de 1930 foi um divisor de águas na história do Brasil. Com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder, o país se despediu da República Oligárquica (também conhecida como República Velha) e da famosa “política do café com leite”. A Revolução abriu caminho para a industrialização, o fortalecimento do Estado e o surgimento de direitos trabalhistas que impactaram a vida de milhões de brasileiros.

Saiba mais:

O que foi a Revolução de 1930?

Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

(Biologia, Física e Química)

Ainda na Revolução de 30

A Revolução de 1930, com sua guinada para a industrialização e a centralização estatal, criou um ambiente mais propício para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil. Embora o foco inicial fosse prático, principalmente na Química para atender às necessidades da indústria, foram estabelecidas as bases institucionais e educacionais para o avanço futuro da pesquisa em nas duas áreas no país.


Saiba mais:

Ciência e Cultura

POR