Sinopse
O drama biográfico acontece na Lapa dos anos de 1930, um reduto da boemia carioca, nas nuances da vida de João Francisco (Lázaro Ramos), artista transformista que foi encarcerado e sonha em se tornar um grande astro. Após ser solto, João Francisco passa a morar numa pensão decadente no coração da Lapa e no seu círculo próximo de convívio estão: Laurita (Marcélia Cartaxo), prostituta e sua “esposa”; Firmina, a filha de Laurita; Tabu (Flávio Bauraqui), seu cúmplice; Renatinho (Felippe Marques), amante e também traidor; e ainda Amador (Emiliano Queiroz), dono do bar Danúbio Azul. Neste ambiente é que João Francisco transforma-se no mito Madame Satã, nome retirado do filme Madame Satã (1932), dirigido por Cecil B. DeMille, que o artista viu e adorou. João enquadra-se como filho de escravos, ex-presidiário, bandido, homossexual e também como o patriarca de um bando de marginais.
Ficha técnica
Ano de lançamento: 2002
País: Brasil
Duração: 1h45
Gênero: Biografia, Drama
Classificação: 18 Anos
Direção: Karim Aïnouz
Roteiro: Karim Aïnouz
Elenco: Lázaro Ramos, Marcélia Cartaxo, Felippe Marques, Emiliano Queiroz, Flávio Bauraqui
Prêmios
• Huelva Latin American Film Festival de 2002 – Melhor Ator, Melhor Fotografia, Cólon de Oro
• Festival de Cinema de Havana de 2002 – Melhor Direção de Arte, Melhor Primeiro Filme
• Festival Internacional de Cinema de São Paulo de 2002 – Prêmio Especial de Melhor Ator
• Prêmio APCA de 2002 – Melhor Diretor, Melhor Ator
• Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2003 – Direção de Arte, Figurino, Maquiagem
• Inside Out Toronto LGBT Film Festival de 2003 – Melhor Filme
• Mons International Festival of Love Films de 2003 – Prêmio Kodak e Melhor Ator
• Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro de 2003 – Melhor Revelação do Ano e Melhor Figurino
• Festival de Cinema de Lima de 2003 – Melhor Ator, Melhor Fotografia
• Glitter Awards 2004 – Melhor Filme Estrangeiro
Trailer
Dicas para sala de aula
Área de Linguagens
(Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Educação Física)
Da época histórica em que o filme é situado, em 1930, a literatura modernista estava fervilhando pelas obras obras e poemas de Mário de Andrade e Oswald de Andrade, consolidando-se como figuras centrais do movimento. Os escritores buscavam romper com o academicismo e valorizar a cultura nacional, experimentando novas formas e linguagens.
Saiba mais:
Vida e literatura de Mário de Andrade
Vida e literatura de Oswald de Andrade
A primeira edição da Copa do Mundo FIFA aconteceu no Uruguai, em 1930. A história do futebol naquele período, as dificuldades das viagens e as diferenças nas regras e táticas de jogo com as regras atuais são tópicos de pesquisa e comparação. A primeira Copa do Mundo marcou o início de uma tradição que mudaria a história do futebol, e o sucesso do evento levou a FIFA a tornar a Copa do Mundo um campeonato regular.
Saiba mais:
Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
(Filosofia, Geografia, História e Sociologia)
A Revolução de 1930 foi um divisor de águas na história do Brasil. Com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder, o país se despediu da República Oligárquica (também conhecida como República Velha) e da famosa “política do café com leite”. A Revolução abriu caminho para a industrialização, o fortalecimento do Estado e o surgimento de direitos trabalhistas que impactaram a vida de milhões de brasileiros.
Saiba mais:
O que foi a Revolução de 1930?
Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
(Biologia, Física e Química)
A Revolução de 1930, com sua guinada para a industrialização e a centralização estatal, criou um ambiente mais propício para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil. Embora o foco inicial fosse prático, principalmente na Química para atender às necessidades da indústria, foram estabelecidas as bases institucionais e educacionais para o avanço futuro da pesquisa em nas duas áreas no país.
Saiba mais:
Ciência e Cultura