O aniversário é da APP-Sindicato e quem ganha presente é a história de luta e vida da educação pública paranaense. São 77 anos de defesa e atuação pelos(as) educadores(as) – professores(as) e funcionários(as) – e sua valorização.
:: Receba notícias da APP pelo Whatsapp ou Telegram
Neste ano, a APP trouxe uma participação especial dos(as) educadores(as) que foram (e são) presentes, desde o início dessa história. São relatos pessoais e peculiares vindos do passado para o ano de 2024.
Apresentamos o projeto “Memória viva: histórias que não envelhecem”.
A secretária de Aposentados(as), Maria Adelaide Mazza Correia, contextualiza a ideia: revirando o baú, em 2012, surgiu um projeto chamado “Histórias que não se aposentaram”, idealizado pela então secretária de Aposentados(as), Tomiko Kiyoku Falleiros. A proposta consistia na coleta de histórias diversas sobre a categoria que, após seleção e organização, iriam se transformar em um livro.
Maria Adelaide, que também participa com uma narrativa, relembra um ocorrido de 1988, durante uma das ocupações da Assembleia Legislativa (Alep), quando o pessoal da casa deu cobertores com pó de vidro para os(as) ocupantes usarem.
O livro não saiu do papel, mas as histórias permaneceram e agora são apresentadas. Consulte aqui!
