O processo seletivo para ingresso em 2026 no Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) está com inscrições abertas até o dia 18 de outubro. O curso é destinado a professores(as) em exercício, efetivos ou temporários, da rede pública da Educação Básica, que ministram o componente curricular de Sociologia ou outros componentes da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
>> Receba notícias da APP no seu WhatsApp ou Telegram
Ao todo, são ofertadas 246 vagas em instituições públicas de ensino superior de várias regiões do país. No estado do Paraná, são 34 vagas distribuídas entre a Universidade Estadual de Londrina (UEL), com 23 vagas, e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), com 11 vagas. O curso é gratuito e confere o título de mestre(a) em Sociologia.
Para concorrer a uma das vagas, além de comprovar vínculo funcional e atuação em sala de aula na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, os(as) interessados devem realizar o procedimento de inscrição exclusivamente pelo site oficial do programa, onde os(as) candidatos(as) também encontram o edital e outras informações sobre o processo. O valor da taxa de inscrição é de R$ 120.
O processo seletivo será totalmente on-line e contará com duas etapas. A primeira consiste no envio da carta de intenções, que deve ser anexada ao formulário de inscrição. A avaliação da carta será realizada entre os dias 25 e 31 de outubro. A segunda etapa é a defesa dessa carta. A defesa virtual está prevista para ocorrer entre 10 e 14 de novembro.
>> Edital ProfSocio 2025 (turma 2026)
:: Leia também
>> Serviço da APP-Sindicato supera marca de 100 mil atendimentos pelo WhatsApp