Mestrado gratuito para docentes de Matemática está com 1.797 vagas abertas para ingresso em 2026

O processo seletivo para ingresso em 2026 no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) está com inscrições abertas. Ao todo, são ofertadas 1.797 vagas gratuitas em instituições de ensino superior de todas as regiões do país, sendo 140 destinadas ao estado do Paraná, distribuídas entre nove universidades. 

>> Receba notícias da APP no seu WhatsApp ou Telegram

A seleção prioriza professores(as) em exercício na rede pública de ensino, oferecendo uma oportunidade de aprimoramento para docentes que atuam na Educação Básica. De acordo com o edital, docentes da rede privada também podem participar, respeitando o limite de até 30% das vagas remanescentes.

As inscrições iniciaram no dia 18 de agosto e podem ser feitas até às 17h (horário de Brasília) do dia 30 de setembro de 2025. O procedimento deve ser realizado exclusivamente no site oficial do programa, onde os(as) candidatos(as) também encontram o edital com todas as regras do processo seletivo. O valor da taxa de inscrição é de R$ 90. 

O exame será aplicado de forma presencial no dia 1º de novembro de 2025, das 14h às 17h, e a disponibilização das notas individuais está prevista para ocorrer até o dia 7 de novembro. Os(as) classificados(as) em cada instituição serão conhecidos(as) até o dia 19 de novembro e o primeiro período de matrículas encerra no dia 3 de dezembro, segundo o edital.

Para se matricular no Profmat em 2026, além de ser aprovado(a) e classificado(a) no processo seletivo, o(a) candidato(a) precisa ser portador de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, em qualquer área, e estar atuando como professor(a) de Matemática na Educação Básica das redes pública ou privada.

Vagas no Paraná

No Paraná, as vagas estão distribuídas em nove instituições. Em Curitiba, são 30 vagas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e 10 na Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

No interior, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel, oferece 15 vagas; a UTFPR tem 20 vagas em Cornélio Procópio, 10 em Pato Branco e 12 em Toledo. 

As demais vagas estão na Universidade Estadual de Londrina (UEL), com 8; na Universidade Estadual de Maringá (UEM), com 20; e na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com 15.

>> Profmat 2026: acesso ao edital e ao sistema de inscrições

 

POR