Mulheres negras do Paraná se organizam para marcha histórica que deve reunir um milhão em Brasília, no mês de novembro

O auditório da sede estadual da APP-Sindicato, em Curitiba, recebeu nesta sexta-feira (12) uma nova etapa de preparação para a Marcha Mundial das Mulheres Negras – Por Reparação e Bem Viver. 

>> Receba notícias da APP no seu WhatsAPP ou Telegram

O encontro, que reuniu educadoras e ativistas de movimentos sociais de todo o Paraná, teve como foco organizar os detalhes da participação do estado na marcha, que promete reunir um milhão de mulheres em Brasília, no dia 25 de novembro. 

A secretária de Promoção de Igualdade Racial e Combate ao Racismo da APP e representante da entidade na organização da marcha, Celina do Carmo da Silva Wotcoski, destacou a importância das educadoras na mobilização. 

“Nós, educadoras negras, estamos construindo a marcha em cada região. Sabemos o quanto é importante nossa participação na luta por uma sociedade mais igualitária, livre de racismo, machismo e LGBTIfobia. Quando os estudantes nos veem nesses movimentos, eles entendem que nossa luta é por bem-estar e reparação”, afirmou.

A secretária executiva de Saúde e Previdência da APP, Julia Maria Moraes, complementou, ressaltando o papel das educadoras na conscientização. “A organização das educadoras mostra a nossa formação e o fortalecimento do debate racial. Cobramos a aplicação da Lei 10.639/2003, que ensina a história de nossos ancestrais. É por isso que participamos cada vez mais, para fortalecer este movimento de libertação das mulheres negras no Paraná”, concluiu.

O encontro em Curitiba encerra no final da tarde de sábado (13) e é considerado um passo fundamental na mobilização que levará as vozes das mulheres negras do Paraná para o cenário nacional, reforçando a luta por direitos e visibilidade.

Estão participando do evento representantes de mulheres negras, lésbicas, bissexuais e transexuais negras, que discutem pontos essenciais para a mobilização, como as inscrições das participantes paranaenses e as formações que antecederão o evento. 

A previsão é de que um novo encontro estadual ainda seja realizado como último preparativo antes da marcha nacional.

:: Confira fotos do evento:

 

POR