No Brasil, enquanto um(a) professor(a) e um(a) funcionário(a) de escola podem pagar até 27,5% do salário em imposto de renda, super-ricos praticamente não pagam nada. Essa injustiça acontece porque normalmente os super-ricos recebem a maior parte da remuneração por meio de lucros e dividendos que, desde 1996 são isentos dessa tributação. É para mudar essa e outras situações que movimentos sociais estão promovendo o Plebiscito Popular 2025. A votação já começou, pode ser feita pela internet e a APP-Sindicato é uma das apoiadoras da iniciativa.
:: Receba notícias da APP pelo Whatsapp ou Telegram
O objetivo do Plebiscito Popular é mobilizar a sociedade para pressionar o Congresso Nacional a votar projetos que promovam justiça social, como a isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil, a taxação dos super-ricos, a redução da jornada de trabalho sem redução salarial e o fim da escala 6×1. As medidas beneficiam não apenas educadores(as), mas a maior parte dos(as) trabalhadores(as) brasileiros(as).
A secretária da Mulher Trabalhadora e dos Direitos LGBTI+ da APP-Sindicato e integrante da organização do plebiscito no Paraná, Tais Adams, explica que a APP-Sindicato criou uma urna on-line que pode ser acessada através de um código QR. O recurso está disponível na sede estadual e nos 29 núcleos sindicais espalhados pelo estado. Também foi elaborado um cartaz com o código QR dessa urna para que os(as) educadores(as) possam imprimir e colar nas escolas, ampliando a mobilização. Localize o link da urna e o cartaz para baixar no final da matéria.
“É muito importante a adesão da nossa categoria à essa iniciativa. Mas não basta só votar. É preciso que cada um e cada uma converse com os colegas e com a comunidade escolar sobre essas pautas e sobre o plebiscito e estimule a votação. São temas urgentes e necessários para construirmos um país justo e igualitário. Por isso, a pressão popular é fundamental para que o Congresso Nacional possa ouvir e atender às vozes do povo que trabalha e sustenta o nosso país”, destaca.
Taís cita como exemplo a proposta que amplia a faixa de isenção do imposto de renda para justificar o quanto é fundamental o engajamento da categoria. “O projeto que zera o imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil por mês já foi encaminhado pelo presidente Lula para votação do Congresso Nacional, mas a tramitação está parada porque esse é uma tema que enfrenta resistência dos setores que se beneficiam com a desigualdade social”.
Para votar no plebiscito popular é necessário ter pelo menos 16 anos. A participação é voluntária. A organização espera coletar cerca de 10 milhões de votos até o dia 7 de setembro. Veja abaixo os links, endereços de votação e os materiais para divulgar o plebiscito na sua escola.
:: Votação on-line
>> Vote aqui: urna on-line da APP-Sindicato
:: Cartazes para divulgar a urna on-line
>> Baixar: cartaz com código QR para a urna da APP-Sindicato (tamanho A4)
>> Baixar: cartaz com código QR para a urna da APP-Sindicato (tamanho A3)
:: Onde votar de forma presencial?
>> Na sede estadual ou nos 29 núcleos sindicais da APP-Sindicato: localize aqui o endereço mais próximo de você.
:: Leia também
>> Plebiscito popular pede o fim da escala 6×1 e a tributação dos(as) super-ricos(as)
