Prazo para entrega da documentação da Ação PSS é prorrogado até o dia 20 de setembro de 2025

A APP-Sindicato estendeu até o dia 20 de setembro de 2025 o prazo para que professores(as) PSS contratados(as) em 2018 pelo Edital 72/2017 possam entregar os documentos para execução da ação judicial que busca assegurar o pagamento de diferenças salariais devidas pelo Estado. 

>> Receba notícias da APP no seu WhatsAPP ou Telegram

A Ação PSS é mais uma vitória judicial da APP e beneficia mais 20 mil docentes  que foram contratados(as) com salários reduzidos. A sentença coletiva transitou em julgado e o Estado do Paraná foi condenado ao ressarcimento das diferenças. Desde o início da fase de execução, mais de R$ 3 milhões já foram pagos.

A prorrogação do prazo tem como objetivo garantir que nenhum(a) professor(a) beneficiado(a) pela ação fique de fora por falta de tempo hábil para reunir e encaminhar os documentos necessários. 

A direção da APP-Sindicato também já apresentou na Justiça um protesto prescricional, medida jurídica que visa garantir a extensão do prazo para ingresso de novos(as) beneficiários(as) por mais dois anos e meio. Essa iniciativa busca assegurar maior segurança e tranquilidade a todos(as) os(as) sindicalizados(as), evitando prejuízos diante de eventuais discussões sobre prescrição.

Como ainda não há resposta sobre esse pedido, o sindicato reforça a orientação para que os(as) professores(as) que têm direito a ingressar na ação se atentem à nova data limite para envio da documentação, que termina no dia 20 de setembro de 2025.

O envio da documentação deve ser feito somente pela internet, através do Sistema Minha Sindicalização, que centraliza os dados, valida os documentos e permite acompanhamento do andamento processual. Não serão recebidos documentos físicos. A orientação também inclui o alerta para não deixar para a última hora, evitando congestionamento do sistema e eventuais falhas no envio. 

>> Veja aqui: Perguntas e respostas sobre a Ação PSS e passo a passo para enviar a documentação

Em caso de dúvidas ou necessidade de auxílio para realizar os procedimentos, os(as) sindicalizados(as) podem entrar em contato com a Sede Estadual da APP-Sindicato (telefone 41 2170-2500, WhatsApp 41 3026-9822) ou com seus Núcleos Sindicais.

 

POR