A alimentação escolar será debatida em detalhes nos dias 24 e 25 de julho, em Pinhais, durante o I Encontro dos Conselhos de Alimentação Escolar da Região Sul. Aspectos como nutrição, financiamento, fiscalização e produção de alimentos estarão na pauta do encontro. O objetivo do evento é estabelecer referências teóricas e práticas para que a alimentação escolar se consolide como política de estado, acima das trocas de governo a cada eleição.
:: Receba notícias da APP pelo Whatsapp ou Telegram
“Estaremos falando da alimentação escolar como direito de crianças, adolescentes e jovens, para que tenham condições nutricionais para poderem estudar e se desenvolver intelectual e fisicamente”, diz o representante da APP-Sindicato e presidente do Conselho Estadual da Alimentação Escolar, José Valdivino de Moraes.
“A lei garante que se o estudante está matriculado em um período a escola precisa suprir 30% das suas necessidades nutricionais. Se ele está em dois períodos, a escola tem que suprir 75% das necessidades nutricionais. Isso independentemente de qual é o governo do momento”, exemplifica Valdivino.
A consciência social sobre a importância da merenda escolar tem se consolidado com o tempo e o debate político. “Hoje falta de merenda é inadmissível e prontamente denunciada. É um direito dos estudantes”, afirma Valdivino.
Garantir recursos orçamentários e fiscalizar sua correta aplicação são pontos importantes na luta em defesa da alimentação escolar. “A gente precisa dizer que alimentação escolar se faz inclusive com orçamento. No Paraná vieram R$ 106 milhões do FNDE em 2024 e no total a alimentação escolar custou R$ 365 milhões”, diz Valdivino.
O evento é presencial e gratuito e será realizado no Centro de Formação dos Profissionais da Educação – Cenforpe, localizado na Avenida Iraí, 696, no bairro Weissópolis, em Pinhais. As inscrições são limitadas e podem ser feitas pela plataforma Sympla. Serão entregues certificados a todos(as) com pelo menos 80% de participação. Outras informações no site do Fórum Nacional dos Conselhos de Alimentação Escolar.
Veja a programação do encontro
Dia 24/07/2025 (quinta-feira)
8h às 9h – Credenciamento.
9h às 10h30 – Abertura Oficial (Mesa Solene).
10h30 às 12h00 – Palestra – (FNDE, TCU e Centro de Excelência da ONU).
12h00 às 13h30 – Almoço (Restaurantes na Região com Preços Acessíveis).
13h30 às 15h30 – Palestra – Apresentação Política de Alimentação Escolar dos Estados da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
15h30 às 17h – Palestra – Apresentação Política de Alimentação Escolar dos Municípios (Pinhais, Piraquara e Jaraguá do Sul).
17h às 17h30 – Encerramento.
Dia 25/07/2025 (sexta-feira)
8h às 9h – Credenciamento.
9h às 10h30 – Palestra – A Composição dos Cardápios, o Poder das Nutricionistas RT, Necessidade de Profissional do Planejamento a Execução, Importância do Nutricionista.
10h30 às 12h00 – Palestra – Alimentação Escolar nos Conteúdos Transversais nas Disciplinas, Experiências Apresentadas pela SEED e Secretaria Municipal de Piraquara.
12h às 13h30 – Almoço (Restaurantes na Região com Preços Acessíveis).
13h30 às 15h – Palestra – Produção, Alimentos Saudáveis, Orgânicos, Diversidade de Produtos e Incidência de Agrotóxicos (UNICAFES, CCA, MDA, SESA, SEAB, Deputado Marchito (SC) e Professor Nadielson (FNCAE).
15h às 16h30 – Palestra – O Papel dos Conselhos de Alimentação Escolar (CEAE Paraná, CEAE Santa Catarina, CEAE Rio Grande do Sul, CAE Pinhais e CAE Piraquara).
16h30 às 17h – Aprovação de Documento Moção de Apoio as Emendas no PNE pela Necessidade de Reeditar a Meta 18 e Estratégia 18.1.
17h às 17h30 – Encerramento.