O Paraná fez bonito na segunda edição do Concurso Juventude que Muda a Educação Pública, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). A professora PSS, Paola Teresa Bertin, recebeu nesta quinta-feira (17) a premiação de melhor projeto da região Sul: o Clube de Teatro Melodrama, implantado no Colégio Estadual Nicanor Bueno Mendes, em Jundiaí do Sul, pequena cidade de 3,3 mil habitantes do Norte Pioneiro do Paraná.
:: Receba notícias da APP pelo Whatsapp ou Telegram
Paola recebeu a premiação no Recife, durante o Encontro dos Coletivos da CNTE. “Nosso projeto Melodrama é um clube de teatro voluntário, que busca conectar os alunos, humanizá-los em um espaço seguro para que consigam expressar a criatividade, a arte, e fugir um pouco daquela pressão de plataformas, de coisas automatizadas que a gente sabe que é um problema muito grande no nosso ensino”, afirma.
A educadora tem 26 anos de idade e é professora há três. “A premiação é uma oportunidade de mostrar o projeto e dar visibilidade para minha cidade, que é um lugar bem pequeninho, mas que tem alunos que estão ali lutando com a gente, dia após dia, para melhorar a qualidade da educação em nossa cidade, em nosso estado e em nosso país”, diz Paola.
Os outros quatro professores vencedores no Concurso Juventude que Muda a Educação Pública são: Camila Beatriz Faria, com o projeto Cine EducAlimentação, de Águas Lindas de Goiás (GO); Vitor Paulo Azevedo de Araújo, com Educação para a Democracia: A Prática de Assembleias Escolares, de Contagem (MG); Iago José Lima de Melo, com o Laboratório Experimental da Negritude: Potencializando uma Educação Artístico-Cultural e Antirracista para o Êxito Escolar”, de João Pessoa (PB); e Osvaldino dos Santos Silva, com Apresente-se: Diálogos Audiovisuais de Iniciação ao Estudo da Língua Francesa”, de Macapá (AP).
O concurso destaca o trabalho de professores(as) com até 35 anos de idade que desenvolvem projetos inovadores e com impacto social relevante, voltados à melhoria do ensino nas escolas públicas. Os projetos premiados ganharão destaque nas redes sociais da CNTE e em eventos da Confederação.