Serviço da APP-Sindicato supera marca de 100 mil atendimentos pelo WhatsApp

Acolhimento e resolutividade, com informações precisas e suporte às lutas coletivas da educação pública, são as principais características dos atendimentos aos(às) sindicalizados(as) feitos pelo WhatsApp da APP-Sindicato. De janeiro a agosto deste ano já foram contabilizados mais de 31 mil atendimentos, o que mostra a força do canal, que já superou os 100 mil atendimentos desde que foi iniciado em 2021.

>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram

“O atendimento da APP é muito bom. Já fui atendida várias vezes e sempre com muita presteza por todos. Sempre que tive dúvidas, sobre diversos assuntos, sempre consegui saná-las. Mais recentemente, estava com dúvidas sobre abono permanência e aposentadoria. Fui muito bem atendida e me deixaram tranquila quanto às escolhas que devo fazer”, relata a funcionária de escola em Missal, Oeste do Paraná, Ledi Terezinha Hoffman Weiss.

Até o momento, os meses de março e abril tiveram o maior número de atendimentos. Em março foram 8.735 e em abril 5.406, bem acima da média e da quantidade de atendimentos dos outros meses. Isso se deu devido ao início do recebimento da documentação dos(as) sindicalizados(as) para a fase de execução da Ação do Piso Salarial.  

“Sabemos que o crescimento da procura é fruto, de um lado, da complexidade dos problemas enfrentados pela categoria, desde questões previdenciárias, funcionais, trabalhistas e de assédios até as dificuldades impostas pelo governo e, de outro, do compromisso da equipe em estar sempre disponível para orientar e encaminhar as demandas”, afirma a secretária de Assuntos Jurídicos da APP-Sindicato, Marlei Fernandes, dirigente responsável pela gestão do Serviço de Atendimento ao Sindicalizado(a) (SAS).

Atendimento humanizado

Dúvidas sobre o preenchimento do formulário sobre previdência levaram a professora Lilian Prestes a também procurar atendimento da APP-Sindicato pelo WhatsApp. Ela dá aulas em Colombo. “Recebi o auxílio e os esclarecimentos de que precisava. São sempre muito educados. Sempre que precisei me atenderam bem”, afirma a professora Lilian Prestes, que leciona em Colombo, cidade da Região Metropolitana de Curitiba.

As avaliações demonstram que o atendimento humanizado aproxima a APP-Sindicato dos(as) sindicalizados(as). Além disso, o serviço melhora o contato com os(as) educadores(as), pois dúvidas podem ser sanadas com agilidade, sem a necessidade de aguardar na linha telefônica ou deslocamento para ser atendido(a) presencialmente na Sede Estadual ou nos núcleos sindicais. 

Serviço de Atendimento ao Sindicalizado(a) (SAS) da APP-Sindicato – Foto: Gabriela Zadvorne

Para Marlei, os bons resultados devem-se em parte ao treinamento frequente oferecido aos(às) funcionários que realizam o atendimento. “Nosso desafio é aperfeiçoar a qualidade e a agilidade no retorno, garantindo que cada atendimento seja um suporte às lutas coletivas da educação pública”, diz.

Como funciona

O canal do WhatsApp funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta, pelo número 41 3026-9822. Após o(a) sindicalizado(a) enviar sua mensagem, o primeiro atendimento ocorre por meio de perguntas e respostas automáticas. Na sequência o(a) educador(a) é direcionado para um dos(as) profissionais da APP-Sindicato, que realizam o atendimento de forma individualizada e humanizada. 

Os(as) sindicalizados(as) podem utilizar o serviço para tirar dúvidas sobre direitos, ações judiciais, cálculo previdenciário, sindicalização, solicitar informações sobre as Casas e Colônias de Praia e outros temas relacionados com a atuação da APP-Sindicato. 

Geralmente a resposta ocorre no mesmo dia, mas o tempo de retorno pode variar de acordo com a demanda. Outra opção de atendimento é o telefone. O número da Sede Estadual é o 41 2170-2500 e atende das 8h às 17h, de segunda a sexta.

:: Leia também

>> Vitória judicial da APP-Sindicato garante desde 2017 regra de aposentadoria obtida recentemente por docentes do DF

>> Sindicalizados(as) elogiam acessibilidade e segurança do processo eleitoral da APP-Sindicato

>> Novidade na área: APP lança serviço de atendimento pelo WhatsAPP

 

POR