Mesmo não estando em solo brasileiro, a professora aposentada, Tânia Alves, conseguiu exercer o seu direito ao voto nas eleições gerais da APP-Sindicato. Isso só foi possível porque, pela segunda vez consecutiva, o processo eleitoral ocorre totalmente on-line, permitindo que o voto seja registrado a partir de um celular, tablet ou computador conectado à internet, após a verificação de identidade.
>> Receba notícias da APP no seu WhatsAPP ou Telegram
A votação começou nesta terça-feira (23). Até às 18h desta quarta-feira (24), segundo dia de votação, cerca de 20 mil sindicalizados(as) já votaram, de acordo com boletim parcial de votantes divulgado pela Comissão Eleitoral Estadual. As eleições continuam até às 18h desta quinta-feira (25) pelo link appsindicato.org.br/votaapp .
Ao final do processo, serão eleitos(as) os(as) integrantes da Direção Estadual, das Diretorias Regionais, do Conselho Fiscal e os(as) representantes de municípios para o próximo quadriênio (2025-2029).
Acessibilidade
Para a professora Tânia, o fato de estar neste momento em viagem aos Estados Unidos e poder participar da eleição, garante não apenas o exercício de seu direito como sindicalizada, mas também permite que ela mantenha sua agenda pessoal e de compromissos familiares, ao mesmo tempo que contribui na defesa dos direitos da categoria.
“Mesmo estando fora do país, pude participar da eleição do sindicato. O processo foi organizado de forma a permitir que os associados estando fora do país, também exercessem seu direito de voto, garantindo a representatividade de todos os membros, independentemente da localização”, completa a educadora.
A professora aposentada, Mariuza Pereira de Freire, de Curitiba, também já registrou o seu voto e apontou a facilidade de exercer a sua participação na luta sindical a partir do seu poder de voto e escolha da próxima direção, que deverá rumar às próximas lutas do Sindicato.
“A votação foi simples e dinâmica. A página bem organizada e a sequência bem didática. Não encontrei nenhuma dificuldade. Super aprovado”, relata.
Lisura do processo
Acessível de qualquer aparelho conectado à internet (celulares, tablets ou computadores), o sistema de votação está disponível através de banner no site appsindicato.org.br e também pelo link appsindicato.org.br/votaapp.
Todo processo é acompanhado pela Comissão Eleitoral Estadual e pelas Comissões Eleitorais Regionais. A votação é operacionalizada pela empresa Manduá, que atua há mais de 30 anos nesta área. A auditoria é feita pela empresa The Perfect Link, com 27 anos de experiência e que já auditou as eleições de instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Estão aptos(as) a votar todos(as) os(as) sindicalizados(as) que se filiaram até o dia 23 de junho e estiverem em dia com as mensalidades na data das eleições. Cada educador(a) vai registrar até quatro votos, sendo o primeiro para a chapa estadual, o segundo para a chapa regional, o terceiro para o Conselho Fiscal e, depois, apenas onde houver, para representante municipal.
Caso haja alguma inconsistência no sistema ou os dados estejam desatualizados, o(a) sindicalizado(a) que está em dia com suas contribuições sindicais também poderá votar. Nesse caso, ele(a) vai votar em separado, depois de informar seus dados e receber o código de verificação.
Esses votos em separado serão avaliados pelas comissões eleitorais regionais. Se estiver tudo certo, este voto será validado. Caso contrário, este voto será invalidado. A votação será encerrada às 18h do dia 25 de setembro.
Chapas e candidaturas
Duas chapas concorrem à Diretoria Estadual. A Chapa 1, APP Sempre Na Luta – Em Defesa da Escola Pública, é encabeçada pela atual presidenta da entidade, a professora Walkiria Mazeto, que concorre à reeleição. A Chapa 2, APP no Chão da Escola – Lutar para Viver, é liderada pela professora Julia Silveira.
A relação completa com os nomes dos(as) integrantes da cada chapa e representantes municipais está disponível no site appsindicato.org.br/eleicoesapp2025 , criado especialmente para divulgação dos atos e informações específicas sobre o processo eleitoral da APP-Sindicato.
A consulta também pode ser feita na edição especial do Jornal 30 Agosto. A versão impressa da publicação foi enviada pelos Correios à todos(as) os(as) sindicalizados(as) e a versão digital está disponível no site da APP-Sindicato.
Pontos de apoio
Caso algum sindicalizado(a) encontrar dificuldade, poderá se dirigir até um dos pontos de apoio que estão instalados na Sede Estadual, nos 29 núcleos sindicais, na Colônia de Praia de Guaratuba e em mais alguns locais extras pelo estado.
O atendimento pessoal é realizado das 8h às 18h pela Comissão Eleitoral Regional e por funcionários(as) da APP-Sindicato apenas para tirar dúvidas sobre o passo a passo necessário para o próprio educador(a) registrar o seu voto.
O funcionamento dos pontos de apoio será acompanhado por representantes das chapas concorrentes, garantindo a lisura do processo e a ampla participação da categoria.
:: Eleições da APP-Sindicato 2025
>> Quando? Início às 8h do dia 23 de setembro. Encerramento às 18h do dia 25 de setembro.
>> Onde votar? Acessando o link https://appteste.dev.br/votaapp
>> Quem pode votar? Sindicalizados(as) que se filiaram até o dia 23 de junho do corrente ano e estiverem com a mensalidade em dia na data das eleições.
>> Como votar? Veja o passo-a-passo
>> Conheça as chapas e candidaturas
>> Precisa de ajuda? Consulte a lista dos pontos de apoio